Este é um ano de celebração quando o assunto são animações aqui no Brasil. Além de 2017 marcar um século de vida da primeira animação produzida totalmente no nosso país o Anima Mundi, também conhecido como Festival Internacional de Animação, completa 25 anos de existência no Brasil nessa edição e atualmente já é consagrado como o maior festival de animações da América Latina e o segundo maior do mundo.
O marco inicial da animação brasileira ocorreu durante a Primeira Guerra Mundial, no dia 22 de janeiro de 1917 para ser mais exato. Nesse dia, o curta Kaiser, produzido pelo cartunista Álvaro Marins, também conhecido como Seth, estava sendo lançado em um tradicional cinema do Rio de Janeiro e o seu conteúdo era unicamente voltado para satirizar o Imperador da Alemanha, Guilherme II. Algum tempo depois do lançamento do curta, o Brasil acabou declarando guerra contra a Alemanha e infelizmente, com o passar dos anos, o curta acabou se perdendo pela falta de preservação, e tudo que restou dele foi um fotograma. No Anima Mundi 2013, oito animadores brasileiros com estilos completamente distintos homenagearam o curta recriando-o ao seu próprio estilo, mostrando mais uma vez que, apesar do filme ter se perdido, ele jamais foi esquecido.
Único fotograma que restou da animação Kaiser, que completou 100 anos em 2017.
Já o Anima Mundi surgiu em 1993 e desde então vem trazendo um compilado de animações do mundo todo para o público brasileiro, cativando não só amantes do gênero como também pessoas que apreciam bom conteúdo cultural. Nos primórdios era um evento realizado exclusivamente no Rio de Janeiro, mas como a repercussão sempre foi muito boa, em 1997 ele passou a ser realizado também em São Paulo, sendo o maior evento do gênero da América Latina, trazendo não só curtas para o público como também palestras com renomados profissionais da área, tanto nacionais como internacionais, e até mesmo um estúdio onde o público pode aprender a fazer suas próprias animações gratuitamente.
Neste ano o Anima Mundi contará com a ilustre presença de Robert Feng, o autor da abertura da aclamada série da HBO Game of Thrones e também Juliano Enrico, a mente criativa por trás do desenho animado nacional Irmão do Jorel, sucesso do Cartoon Network. Dentre os curtas apresentados nesta edição, recomendamos vivamente o curta brasileiro Sob o Véu da Vida Oceânica, a história de uma criatura aquática que tem apenas seis minutos de vida que fará você pensar profundamente na sua; o curta austríaco Late Season também traz ao telespectador uma bonita mensagem ao reacender o amor há muito tempo esquecido de um casal de idosos, de uma maneira muito inusitada. Caso você não esteja procurando mensagens bonitas nas animações apresentadas, recomendamos o curta do Reino Unido How To Cope With Death, pois, como o nome já diz, você aprenderá a lidar com a morte do melhor jeito possível.
O evento começou no Rio de Janeiro no dia 14 de julho e ficará por lá até domingo, dia 23. Após, ele chega a São Paulo na próxima quarta-feira, dia 26, e acontecerá até domingo, dia 30. Para os amantes de animações e para amantes de um bom conteúdo artístico, é um evento mais do que recomendado.