Este review foi realizado com uma cópia do jogo disponibilizada pela Nintendo.
Depois do grande sucesso do Wii Sports no passado, claro que o aclamado e divertido título teria sua versão para Nintendo Switch, se você esteve na internet nos ultimo anos, com certeza já teve contato com Wii Sports de alguma maneira, seja um vídeo de gameplay ou algum meme na internet com pessoas quebrando a televisão ao jogar. Nintendo Switch Sports chega com a um pouco de atraso eu diria, mas inova a serie que não dá as caras muito tempo.
Nintendo Switch Sports apresenta seis jogos – Badminton, Boliche, Chambara (luta de espadas), Futebol, Tênis e Vôlei, está previsto que o Golf chegue como DLC gratuito ainda este ano. Mas o que podemos dizer desses 6 jogos iniciais? Eu particularmente achei um número baixo para a entrada de Nintendo Switch Sports, contado que o Futebol tem uma limitação de acessório, que pode afastar alguns jogadores que não puderam comprar a “experiência completa” o modo também não é possível jogar duas pessoas de forma local.
Chambara me lembra o boxe do Wii Sports na jogabilidade, embora eu achasse melhor que tivesse mantido o boxe no lugar, mas quem sabe em uma atualização futura. No Chambara a luta de espada é baseada no movimento, bater e defender. Você precisa antecipar o seu oponente enquanto lutam em pequena plataforma suspensa sobre a água.
O Vôlei foi o que eu testei primeiro, e o que mais me chamou atenção em relação a captura do movimento, um simples erro e o ponto é do adversário, toda a movimentação de saque, recepção, levantada e corte é feito de forma caprichosa. No vôlei, você joga 2×2, pode ser você e seu amigo contra BOTS ou players online, também é possível que cada um tenha um parceiro bot na equipe, se todo jogarem direitinho é possível ter partidas intensas e divertidas.
O Boliche é o que você já conhece, possui uma movimentação bem responsiva e correta, nos da a sensação de jogar uma partida real, tirando o peso da bola é claro. Porém acho que poderia ter mais personalização no modo com possíveis partidas rápidas e com menos rodadas, o fator repetição pesou para mim no boliche, e no meio da partida eu queria ir para outro esporte.
Badminton e Tênis tem perspectivas parecidas apesar de diferentes, e são os modos mais divertidos na minha opinião. O tênis parece tão natural quanto em 2006, há uma melhoria tangível na forma como os controles Joy-Con do Nintendo Switch interpretam os gestos.
Badminton limita você a jogar 1×1 diferente do Tênis. O objetivo do Badminton é acertar a peteca na área do oponente, balançando o Joy-Con na direção em que você deseja que ele pouse.
Embora eu fique com um gosto de quero mais (esportes), resta torcer para que mais adições além do golf venham para Nintendo Switch Sports, a limitação de alguns esporte no numero de players pode incomodar alguns jogadores mais exigente, a falta de um modo “campanha” para que você possa jogar mini torneios e acumular troféus, sozinho ou com seu amigo do lado também incomoda. As partidas simplesmente acabam e é só isso.
Jogar jogos esportivos controlados por movimento e estilo arcade contra amigos e familiares nunca deixará de ser divertido e agora você também pode fazer isso contra jogadores online. Acredito que com as atualizações ideais o jogo possa se tornar o sucesso que Wii Sports foi, talvez o fator “novidade” pese para Nintendo Switch Sports.