Na noite de quarta (18), a Nintendo anunciou em um comunicado que estaria processando a PocketPair – estúdio responsável por Palworld – por violação de patentes.
Palworld foi lançado em janeiro e, durante um certo período, se tornou um grande hit na indústria de games. O jogo mistura elementos de Pokémon com mecânicas variadas, incluindo multiplayer online, combate em tempo real e até uso de armas de fogo. Contudo, desde o início as pessoas notaram que muitos dos “Pals” presentes no game eram bizarramente semelhantes a alguns dos monstros de bolso.
Naquela altura, a Nintendo comunicou que já estava ciente da situação e que tinha iniciado uma investigação a respeito. Oito meses depois, a resposta veio na forma de um processo contra violação de patentes – o que leva a crer que eles já possuem todos os argumentos necessários para sua vitória judicial, dado o histórico da empresa.
A PocketPair respondeu alegando não estar ciente de nenhuma violação de patente. O estúdio japonês afirmou que vai enfrentar a Nintendo na corte “para garantir que desenvolvedores independentes não sejam impedidos ou desencorajados de seguir suas ideias criativas”.
Para o público geral, as semelhanças de Palworld com a franquia Pokémon não justifica o processo, mas a Nintendo não especificou abertamente quais patentes foram violadas. Sabe-se apenas que algumas das criaturas do jogo foram criadas a partir de modelos 3D oficiais da Pokémon Company, trazendo apenas leves alterações no design. Contudo, o problema parece envolver outras questões.
No início do ano, Palworld chamou muita atenção e conquistou uma ampla base de jogadores, chegando a registrar mais de 2 milhões de pessoas jogando simultaneamente em janeiro. Lançado inicialmente para PC, o jogo chegou a receber uma versão para Xbox Series posteriormente, mas seu período de sucesso se limitou à época do lançamento.