Na Nintendo Direct da última quinta (27), a Big N anunciou uma nova função que chegará ao Switch em abril: os cartuchos virtuais. A ideia é que todo jogo digital seja lido pelo console da mesma forma que uma fita física, visando facilitar o compartilhamento entre diferentes sistemas.
Através de uma nota de rodapé, a Nintendo possivelmente confirmou que seus jogos receberão versões aprimoradas no Switch 2. Além de confirmar que o recurso poderá ser usado entre as diferentes gerações do Switch, ali consta que “a versão Nintendo Switch 2 Edition dos jogos só será compatível em um Nintendo Switch 2”.
Essa mera frase pode ter confirmado o que muitos já esperavam. O Switch 2 será totalmente retrocompatível com o primeiro e, desde os primeiros vazamentos a respeito do console, corria-se um boato de The Legend of Zelda: Breath of the Wild rodando com visual e performance aprimorados no novo console.
Contudo, ainda não sabemos se esse upgrade geracional será gratuito ou se será cobrada alguma taxa adicional, como a Sony vem fazendo com seus jogos de uns tempos para cá. Esse provavelmente é mais um detalhe que será explicado durante a Nintendo Direct do Switch 2, que acontece na próxima quarta-feira, 2 de abril.
A proposta dos cartuchos virtuais é proporcionar praticidade para as pessoas que possuem mais de um Nintendo Switch e querem jogar o mesmo jogo em ambos os consoles. O serviço também funciona com pessoas que estão no mesmo grupo familiar do usuário, permitindo “emprestar” a fita por 14 dias para o Switch de outro usuário que cumpra esse requisito e esteja no mesmo ambiente que você.