O Portal do Nerd marcou presença na gamescom latam 2024, primeira edição latino-americana do evento originalmente sediado em Colónia, na Alemanha. Lá, tivemos a oportunidade de bater um papo descontraído com Pilar Pueblita, relações públicas e porta-voz da Nintendo Latam.
Com algumas perguntinhas básicas e objetivas, procuramos saber mais sobre quais os planos da empresa para continuar expandindo sua operação no Brasil. Confira:
Como a Nintendo pretende evoluir no mercado brasileiro daqui para frente?
De acordo com Pilar, o Brasil é um mercado repleto de oportunidades para a Nintendo e, por isso, é uma prioridade para a empresa neste momento. Desde 2020, eles já trouxeram todos os modelos de Nintendo Switch oficialmente ao país e, atualmente, estão focados em continuar lançando os títulos mais recentes no formato físico nacional.
A localização de seus jogos para o português brasileiro também está inclusa nessa prioridade. Pilar reforçou que todos os quatro próximos lançamentos da Nintendo terão o idioma pt-br: Nintendo World Championships: NES Edition (18 de julho), The Legend of Zelda: Echoes of the Wisdom (26 de setembro), Super Mario Party Jamboree (17 de outubro) e Mario & Luigi: Brothership (7 de novembro).
Super Mario Party Jamboree será a cerejinha do bolo, já que além dos textos em português, também contará com dublagem 100% em pt-br (assim como Mario Party Superstars). Questionamos Pilar a respeito da frequência dessas localizações e se podemos esperar que todo lançamento daqui em diante venha com nosso idioma, mas a mesma afirmou que não pode garantir que outros títulos além dos citados incluam o português do Brasil.
Pilar explicou que a Nintendo está preocupada em garantir localizações de qualidade, que façam adaptações exatas de expressões e outros termos utilizados somente no Brasil. Por isso, não é possível garantir que títulos como Metroid Prime 4 ou Pokémon Legends: Z-A estejam inclusos entre os jogos beneficiados, mas ela garante que a Big N está trabalhando nisso a todo vapor.
Área dedicada a jogos desenvolvidos na América Latina no estande da Nintendo (Foto: Rafael Nery)
Existe a possibilidade dos brasileiros receberem o programa de recompensas My Nintendo em um futuro próximo?
Na América do Norte, Europa e Japão, a Nintendo possui um programa de recompensas que permite trocar pontos de platina por itens físicos – que em sua maioria são apenas brindes personalizados. No momento, os brasileiros possuem acesso somente ao recurso de trocar pontos de platina por novos avatares para sua conta do Nintendo Switch (serviço exclusivo para os assinantes do Nintendo Switch Online), além de resgatar brindes digitais como wallpapers através do site oficial.
Pilar afirmou que isso não está incluso nos planos da empresa no momento e que, por hora, não há nenhuma previsão de recebermos o My Nintendo completo no Brasil. Ela concluiu reforçando que os brasileiros já têm acesso ao programa (mesmo que parcialmente) e podem utilizar seus pontos de ouro ou platina como desejarem.
Existe a possibilidade de vermos títulos mais antigos do Nintendo Switch sendo lançados oficialmente no Brasil?
A Nintendo vem expandindo seu catálogo nacional de mídias físicas continuamente, mas por se tratar de um serviço disponibilizado há pouco tempo, diversos títulos first-party mais antigos do Switch foram deixados de fora. Hoje, podemos encontrar alguns dos mais populares como The Legend of Zelda: Breath of the Wild, Mario Kart 8 Deluxe e Super Mario Odyssey, mas quem deseja completar sua coleção precisa recorrer a versões internacionais que, em sua maioria, são bem mais caras.
Questionamos Pilar se existe alguma chance de vermos títulos como Xenoblade Chronicles 2, Hyrule Warriors: Age of Calamity e Pokémon Sword & Shield sendo lançados no Brasil futuramente. A porta-voz comentou que a Nintendo continua muito empenhada em garantir que os brasileiros recebam seus próximos jogos no dia do lançamento global, tendo a oportunidade de adquirir sua mídia física logo no ‘day one’. Por isso, não há planos de trazer títulos mais antigos para o catálogo nacional neste momento.
Pilar reforçou que, até o momento de publicação desta entrevista, o Brasil já recebeu 30 mídias físicas oficiais de Nintendo Switch. O recém-lançado Luigi’s Mansion 2 HD teve uma distribuição simultânea com o resto do mundo, assim como foi com Princess Peach: Showtime!. No momento, o foco está em garantir que os quatro títulos que estão por vir nos próximos meses também recebam o mesmo tratamento.
The Legend of Zelda: Echoes of the Wisdom será o primeiro título da franquia a ser lançado em português brasileiro (Foto: Renato Moura Jr.)
Há planos de lançar outros acessórios e merchandising oficial no Brasil?
Ainda surfando no assunto de tudo que o Brasil não chegou a receber oficialmente para o console, mencionamos alguns acessórios como o Ring Fit e o Mario Kart Live: Home Circuit, que também foram deixados de fora do país. Perguntamos se existe alguma chance de vermos esse tipo de lançamento por aqui – além dos famosos amiibos, que fazem muito sucesso mundo afora.
Pilar explicou que a Nintendo está expandindo sua operação em etapas e que, como já havia mencionado anteriormente, o foco agora está no lançamento das mídias físicas e na localização dos jogos. Por isso, não existem planos de trazer acessórios mais “antigos” ou sequer previsão de quando veremos os amiibos serem lançados oficialmente no Brasil.
Contudo, ela reforçou que a Nintendo já está tomando atitudes relacionadas a isso gradativamente – apesar das dificuldades logísticas envolvidas no processo. Em julho, teremos a primeira edição de colecionador da empresa sendo lançada oficialmente no Brasil: o Deluxe Set do jogo Nintendo World Championships: NES Edition. Já em setembro, os brasileiros terão a oportunidade de adquirir a edição especial de The Legend of Zelda: Echoes of the Wisdom do Nintendo Switch Lite, que também chegará ao país.
Pilar explicou que, por questões de logística, tanto a edição de colecionador quanto o console temático chegarão um pouco depois dos seus respectivos lançamentos, com cerca de uma a duas semanas de atraso. Por isso, a prioridade da Nintendo agora é garantir que esses produtos especiais acompanhem as mídias físicas e estejam disponíveis já no ‘day one’, futuramente.
Por fim, a pergunta mais importante: quais são seus três jogos favoritos da Nintendo e por quê?
Encerramos a entrevista com uma pergunta descontraída e Pilar não decepcionou com sua resposta. Ela comentou que seu top 3 pessoal inclui o primeiro Super Mario Bros. do Nintendinho, lançado em 1985. Segundo ela, este foi o título que a transformou em uma nintendista de carteirinha – ainda que sempre acabasse jogando como ‘player 2’, já que o primeiro controle estava reservado para seu irmão mais velho.
Seu segundo jogo preferido da Big N é Pokémon Diamond do DS – o primeiro título da série que jogou do começo ao fim por conta própria, rendendo uma experiência bem marcante, segundo Pilar. Por fim, ela completou seu top 3 com estilo, trazendo The Legend of Zelda: Breath of the Wild para o pódio – o primeiro título da franquia que teve a oportunidade de jogar no seu idioma nativo (espanhol), além de ter estreado seu Switch com ele.
Pilar ainda brincou que, em breve, todos os brasileiros poderão compartilhar dessa mesma experiência, já que receberemos o primeiro Zelda localizado para o português brasileiro em setembro.