Na última quarta (2), a Nintendo surpreendeu a todos com a nova precificação dos seus jogos, trazendo um reajuste considerável: de 60 para 80 dólares (aproximadamente R$ 450). O primeiro jogo a chegar nesse preço será Mario Kart World, mas já foi confirmado que mais lançamentos serão afetados.
Até o momento, outros três títulos também custarão 80 dólares – todos pertencentes à linha Nintendo Switch 2 Edition, que traz jogos do primeiro Switch com gráficos e performance aprimorados, além de conteúdo inédito. Kirby and the Forgotten Land, Super Mario Party Jamboree e The Legend of Zelda: Tears of the Kingdom se juntam a Mario Kart World entre os jogos mais caros.
O único a não custar 80 dólares será The Legend of Zelda: Breath of the Wild, que foi precificado em 70 dólares – ainda mais caro que os lançamentos atuais. Vale ressaltar que tanto Breath of the Wild quanto Tears of the Kingdom receberão localização em português brasileiro, mas não será necessário comprar o jogo novamente para usufruir do idioma. De acordo com a própria Nintendo, o suporte será adicionado por uma atualização gratuita.
Com o lançamento de GTA VI se aproximando, já corria um boato de que os jogos poderiam sofrer um aumento considerável de preço. A Nintendo foi a primeira a trazer esse reajuste, o que vem gerando grande polêmica nas redes sociais. Jogos como Breath of the Wild e Tears of the Kingdom terão apenas o upgrade gráfico em suas novas versões, enquanto o restante das novidades estarão disponíveis em um app gratuito. Para muitos, o aumento de preço é injustificável.
Contudo, esse parece ser um novo padrão do Switch 2, que será oficialmente lançado em 5 de junho. Ainda não há informações sobre preços e pré-venda no Brasil, tanto do console quanto dos jogos.