Após longos meses sem nenhuma novidade oficial a respeito do seu próximo console, a Nintendo enfim quebrou o silêncio. Em sua conta no X, a empresa confirmou uma informação que já vinha sendo especulada há algum tempo: o sucessor do Switch será retrocompatível com todos os jogos do sistema atual.
A declaração veio do presidente da Nintendo, Shuntaro Furukawa, reforçando o que havia sido confirmado durante a reunião da empresa com seus investidores na última terça (5). Ele também destacou que o serviço Nintendo Switch Online e todos os seus benefícios seguirá funcionando no próximo console, então os jogadores poderão manter suas assinaturas ativas.
Já a revelação do console segue sem nenhuma data confirmada. Furukawa reforça que o sucessor do Switch será devidamente anunciado futuramente; de acordo com a declaração anterior, sabemos que isso acontecerá dentro dos próximos quatro meses, antes do fim do ano fiscal em março de 2025.
Levando em consideração que a Nintendo ainda pretender atingir a meta de 12,5 milhões de unidades do Switch vendidas neste ano fiscal, é de se esperar que a empresa aproveite o período de festas para alavancar as vendas do console uma última vez. Segundo analistas, a revelação do próximo sistema está reservada para o primeiro trimestre de 2025.
Em seu último relatório fiscal, a Nintendo também destacou alguns jogos que estão confirmados para 2025 – todos para o Switch, mas inevitavelmente para o seu sucessor também. Isso inclui Metroid Prime 4: Beyond, Pokémon Legends Z-A, Xenoblade Chronicles X: Definitive Edition, Donkey Kong Country Returns HD, Dragon Quest 1-2 HD-2D e mais.
O Nintendo Switch acaba de alcançar a marca de 146 milhões de unidades vendidas e se mantém como o terceiro console mais vendido de todos os tempos. Esse será o último Natal em que o sistema estará disponível como a principal plataforma da Big N.