A Nintendo enfim adquiriu as ações remanescentes da Monolith Soft (responsável pela franquia Xenoblade Chronicles), se tornando proprietária de 100% do estúdio. Antes disso, ela detinha uma parcela de 96%, com os últimos 4% permanecendo simbolicamente com a própria Monolith.
A Monolith Soft foi adquirida pela Nintendo em 2007, quando a empresa comprou 80% das suas ações da Bandai Namco. Em 2011, ela aumentou sua parcela para 96% e, desde então, permaneceu desta forma. A Big N não divulgou nenhum comunicado oficial a respeito da mudança; a informação consta apenas no site oficial da Monolith.
Após ser adquirido pela Nintendo, o estúdio começou produzindo alguns títulos pequenos para o DS, mas foi em 2010 que ele conseguiu conquistar sua relevância com o lançamento de Xenoblade Chronicles para o Wii. Nos últimos 14 anos, a série ganhou quatro jogos, alguns relançamentos e milhões de fãs – no Switch, a trilogia principal já vendeu mais de 6 milhões de cópias.
O próximo lançamento da franquia é um port de Xenoblade Chronicles X, lançado originalmente para o Wii U em 2015. O jogo chega ao Nintendo Switch no dia 20 de março.