A desenvolvedora de Pokémon Go, Niantic, vendeu boa parte de seus jogos em um acordo que chega a 3,5 bilhões de dólares a Scopely, uma subsidiária do grupo Savvy Games Group, apoiado pela Arábia Saudita. Em uma entrevista em vídeo um YouTuber de Pokémon Go, TrainerTips, Michael Steranka, diretor sênior de produtos da Niantic, respondeu a preocupações da comunidade de jogadores sobre a transação e garantiu que a essência do jogo permanecerá intacta.
Uma das principais dúvidas dos fãs era sobre a possibilidade de anúncios pop-up aparecerem no jogo para aumentar a receita. Steranka foi enfático ao negar essa possibilidade: “Isso nunca vai acontecer. Estou dizendo isso aqui e agora”, afirmou. Ele também descartou qualquer compartilhamento de dados de localização dos jogadores com a Scopely ou com a Savvy Games Group.
Sobre os dados dos jogadores, incluindo locais escaneados, Steranka explicou que essas informações continuarão sendo gerenciadas pela Niantic, mesmo após a venda. “Qualquer coisa que os jogadores escaneiem ou enviem por meio do Wayfarer [software de adição de localização da Niantic] ainda será compartilhado com a organização Niantic Spatial. Todos os dados permanecem totalmente criptografados e protegidos, como sempre fizemos”, disse. Ele reforçou que a Niantic não armazena mais dados do que o necessário para operar o jogo, tudo é anonimizado e mantido em servidores nos EUA, em conformidade com as leis regulatórias.
Mudanças na Estrutura da Niantic
Steranka explicou que a venda faz parte de um processo que já estava em andamento e que visa separar as duas vertentes da Niantic: uma focada em jogos e outra em mapeamento de localização. “A Niantic sempre teve uma personalidade dupla. Faz sentido construir uma plataforma de geolocalização para aplicativos, mas isso também levou a prioridades concorrentes ou até mesmo a muitas prioridades para a equipe focar”, comentou.
Ele acredita que a venda será benéfica para Pokémon Go, permitindo que a equipe de desenvolvimento se concentre exclusivamente no que é melhor para o jogo. “Em termos do que é bom para Pokémon Go, isso é absolutamente uma das melhores coisas que poderiam acontecer”, afirmou. A equipe manterá autonomia sobre as decisões do jogo, mas haverá menos ênfase em funcionalidades de escaneamento no futuro.
Missão de Incentivar Jogadores a Sair de Casa Permanece
Steranka também garantiu que a missão central de Pokémon Go, que é incentivar os jogadores a explorar o mundo real, não mudará. Quanto a monetização, ele destacou que a Scopely entende o sucesso financeiro do jogo e não pretende interferir em seu modelo atual.
“Eles ficaram muito impressionados com a forma como monetizamos nossos jogos”, disse Steranka. Ele explicou que Pokémon Go é um exemplo raro de jogo mobile free-to-play em que muitos jogadores contribuem com pequenas quantias, em contraste com outros títulos que dependem de poucos jogadores que gastam muito.
Por que a Venda Faz Sentido
A venda para a Scopely foi considerada a melhor opção para a Niantic, evitando a necessidade de lidar com acionistas ou outros tipos de proprietários. “Comparado a outros caminhos que estavam abertos para a Niantic, essa venda significa que a equipe de Pokémon Go não precisará lidar com acionistas ou se dividir em outras direções”, concluiu Steranka.

A Niantic confirmou no início deste mês seus planos de vender Pokémon Go, Monster Hunter Now e Pikmin Bloom para a Scopely. Com a transação, os fãs podem esperar que o jogo continue evoluindo, mantendo sua essência e compromisso com a privacidade dos jogadores.