A Netflix anunciou que a nova adaptação para As Crônicas de Nárnia tem previsão de estreia para dezembro de 2026. Dirigido por Greta Gerwig (Barbie), há rumores de que o longa também seja exibido em sessões de cinemas.
Apesar de não ser muito comum para um serviço de streaming, isso já aconteceu em produções como Glass Onion: Um Mistério Knives Out, O Irlandês e Rebel Moon, que receberam exibições limitadas nos Estados Unidos para que as produções ficassem elegíveis ao Oscar.
Segundo a Bloomberg, a intenção da Netflix é adaptar todos os sete livros da saga de C. S. Lewis em ordem cronológica sendo o primeiro filme O Sobrinho do Mago, seguido por O Leão, a Feiticeira e o Guarda-Roupa, que também terá direção de Greta Gerwig.
Embora ainda não tenha sido oficialmente confirmado, informações de bastidores sugerem que as gravações começarão em julho de 2025, no verão norte-americano, e terão duração de mais de sete meses, indicando a possibilidade de filmagens simultâneas do segundo filme.
A trama de O Sobrinho do Mago, vai acompanhar os jovens Digory e sua vizinha Polly que acabam em um bosque mágico que serve como portal para diversos mundos, graças a um experimento do tio do garoto. A história se passa antes do nascimento de Pedro, Susana, Edmundo e Lúcia, e até mesmo antes do surgimento de Nárnia. No entanto, é em O Sobrinho do Mago que testemunhamos o momento crucial da criação desse mundo.
Até o momento, o elenco do filme não foi anunciado, e detalhes sobre o segundo longa seguem indefinidos.
A Netflix também ainda não divulgou se o lançamento nos cinemas será global ou limitado, o que significa que ele pode ocorrer apenas em mercados específicos ou em um número reduzido de salas, como aconteceu com outras produções da plataforma antes de serem disponibilizadas para streaming globalmente.
Atualmente existem três adaptações cinematográficas de As Crônicas de Nárnia pela Walt Disney Pictures e pela 20th Century Fox, que são O Leão, a Feiticeira e o Guarda-Roupa (2005), Príncipe Cáspian (2008) e A Viagem do Peregrino da Alvorada (2010).