*Este review foi realizado com uma cópia do game disponibilizada pela 2K
Aqui estou com mais uma bela versão de NBA 2K21, produzido pela 2K. Seguindo o Hype das finais que corou Los Angeles Lakers como campeão da NBA. Lançado antes da next gen, mas já com versões confirmadas para PS5 e XBOX Series X, NBA 2K21 chega com uma jogabilidade mais atrativa, mas as microtransações em peso ainda assombram o game.
Por dentro das quadras.
Por mais que eu veja alguns colegas destacarem que jogos de esporte como NBA 2K não mudam em nada sua jogabilidade com o passar dos anos, sou obrigado a discordar. Faço review da serie NBA 2K há muitos anos, e sou um jogador assíduo dos modos My carrer, mesmo ainda não jogando em um console Next-Gen ou placas de vídeo RTX series 3000, consigo observar pequenas melhorias que deixam a jogabilidade de NBA 2K21 menos “dura” do que de costume. Consigo notar movimentos mais leves em giros, mudança de direção em um drible, movimentação mais rápida, fluida e o polêmico e desafiador arremesso, novidade imposta em NBA 2K21.
O novo formato de arremesso tem ficado na boca dos jogadores de NBA 2K21, ele está presente em todos os modos de jogo e níveis de dificuldade, ele possui um medidor mais difícil de acertar, caso consiga acertar no tempo certo, o medidor ficará verde e você terá 100% de certeza que o arremesso cairá e você vai pontuar, agora se o medidor cair no amarelo, não há garantia que o arremesso será eficaz.
Com o feedback da comunidade, rapidamente a 2k deixou o arremesso mais amigável com uma pequena atualização, para que os fãs da franquia não abandonem o game, o que mostra que eles estão sempre atentos com a comunidade, isso é um ponto positivo.
A jogabilidade costuma ser um terror para novatos na série 2k, pois o game não apresenta nenhum tipo de tutorial inicial que te coloque em situações de jogo para que você possa aprender o básico. Claro que essa opção existe, mas é preciso procurar por conta própria o modo de treino.
A jogabilidade está uma delicia de jogar, seja fazendo um crossover em cima do adversário ou chamando o companheiro de equipe para o “Pick and Roll”. O realismo impressiona, movimentações fieis aos grande jogadores que já jogaram ou ainda jogam NBA, há um leque enorme de movimentos e animações, seja de comemorações, quedas, tocos, até reclamações com os juízes, obviamente muito é aproveitado conforme as versões vão passando, mas é possível notar novidades.
Modos de jogo
Quanto aos modos, não temos novidades por aqui, My Team segue como uma especie de Ultimate team, você pode coletar cartas e construir uma equipe composta pelos maiores nomes da história da NBA. Claro que também micro-transações dentro deste modo. MyLeague e MyGM seguem sem novidades, creio eu que não há muito o que inventar já que o My Carrer é a estrela do show e exige muito mais do time de desenvolvimento.
My Carrer apresenta uma nova narrativa, um pouco abaixo em relação as narrativas anteriores. No prologo somos apresentados ao que vem por ai. Mas não pude deixar de notar que durante o My Carrer desse ano, aparentemente focaram em menos cutscenes e mais gameplay, pois comparado a sua versão no NBA 2K20, mal temos animações de entrada em quadra, ou pós-game. Como estava acostumado com diversas cenas entre os jogos, achei que diminuiu a imersão que o game passava, até as coletivas pós-jogos foram diminuídas.
Eu gostava das interações depois do jogo, ou até escolher se você quer responder provocações da torcida ou não, mas essas opções foram removidas por algum motivo, talvez para deixar o jogo menos parado. Porém na minha opinião é meio que um retrocesso, pois há outros modos de jogo que podem ser focados em apenas “partidas”. A serie My Carrer ficou famosa por suas cutcenes com atuações de diversos atores famosos de hollywood, assim como já foi roteirizado por cineastas como Spike Lee.
Eu gosto de usar a palavra “imersão” porque o que eu procuro no My Carrer é ter uma leve sensação do que é ser um jogador profissional de basquete, porém com o corte da frequência dessas cenas, há uma mudança significativa nessa sensação.
My park
Em NBA 2K21 o famoso My Park ou The Neighbourhood apresenta o novo 2k Beach, saindo um pouco de um mapa cercado por prédios e colocando as quadras em um litoral praiano totalmente “good vibes”, mas essa é a unica novidade. 2k beach serve como um hub para encontrar amigos e jogadores aleatórios em desafios de basquete de rua, é realmente muito prazeroso caminhar por 2k Beach em busca de partidas ou customizações para seu personagem do My Career.
É possível comprar tatuagens, roupas, tênis, tudo isso usando os polêmicos VC, dinheiro que você ganha pela sua carreira no NBA, porém para um jogador convencional que não faz nenhum tipo de microtransações, o jogo vai exigir bastante caso você queira ter acesso a coisas legais rapidamente, pois elas não são baratas.
NBA tem se tornado bastante popular no Brasil com o passar dos anos, narradores icônicos começaram a aparecer na ESPN e na SPORT TV e acho que nos merecíamos pelo menos uma localização de textos em PT-BR, por mais que os lucros aqui sejam pequenos, mas talvez esses pequenos suporte para o nosso país possa aumentar ainda mais o interesse dos Brasileiros em comprar os jogos NBA 2K, pois acredite, há muitos fãs de basquete por aqui.
Vale a pena?
Ainda não estamos com o game Next-Gen em mãos, mas acreditamos que todas suas pequenas melhorias na jogabilidade são bem-vindas ao NBA 2K21, a tendencia é que a 2k acerte o ainda mais o tom com as novas tecnologias impostas para o futuro da franquia, mas enquanto a próxima geração não chega, o NBA 2K21 ainda é uma bela aquisição para todo fã de basquete ao redor do mundo, se você é novo por aqui e gostou de sentir a emoção assistindo as finais do campeonato, acredito que NBA 2K21 consegue te passar sensação parecida.
Para acompanhar mais reviews, clique aqui.
Adquira seu NBA 2K21 nos links abaixo: