*Este review foi realizado com uma cópia do jogo disponibilizada pela Bandai Namco
Entre os jogos de videogame baseados em Naruto, a série Ultimate Ninja Storm é uma das que guardo boas lembranças. Com controles simples e visuais incríveis em cel-shaded que reproduziram fielmente o universo de Naruto, foi praticamente um sonho realizado para os fãs do anime.
A série evoluiu bastante, trazendo as batalhas épicas dos shinobi para uma arena 3D, enquanto aprimora a experiência com gráficos ainda melhores, mantendo a simplicidade dos controles e adicionando alguns novos modos interessantes. Depois de Naruto Shippuden: Ultimate Ninja Storm 4, lançado em 2016, temos finalmente a mais recente entrada dessa longa série.
Campanha
O Modo História de Naruto X Boruto: Ultimate Ninja Storm Connections, abrange toda a linha do tempo de Naruto desde o início até Shippuden em apenas oito episódios, não é bem executado. Em teoria, é uma ótima ideia. Apresentar a história de Naruto a novos fãs e mostrar por que essa franquia é tão popular e atemporal. No entanto, falta substância e esforço na sua realização, o que me faz questionar o propósito de sua implementação.
Jogabilidade
A franquia Ultimate Ninja Storm consiste em jogos de luta de arena 3D 1v1 que se concentram em diferentes épocas da vasta série Naruto. Inicialmente, cobre Naruto e Shippuden originais, além de um prelúdio para a série seguinte, Boruto. Com este novo quinto jogo da série Ultimate Ninja Storm, Connections promete ser um grande resumo de tudo o que veio antes, apresentando mais de 100 personagens jogáveis de cada uma dessas três séries de anime. Pelo menos no modo de jogo rápido, ele cumpre essa promessa. Os jogadores podem colocar juntos personagens que talvez nunca tenham se encontrado. Muito cuidado foi dado à seleção de personagens, cada um com animações únicas e diversos trajes das épocas em que aparecem.
Apesar do Modo História de Naruto X Boruto: Ultimate Ninja Storm Connections recriar alguns dos momentos mais icônicos do anime, ele perde impacto devido à falta de uma estrutura adequada que conecte tudo. É quase impossível transmitir a importância de uma batalha quando acabei de ver uma apresentação estilo PowerPoint tentando condensar dezenas a centenas de horas do material original em apenas algumas imagens. Isso parece uma ideia de última hora e um desperdício tanto dos recursos dos desenvolvedores quanto do tempo dos jogadores.
Vale a pena?
Connections oferece mais de 130 personagens jogáveis, o que é impressionante em teoria, mas problemático na prática. O jogo inclui muitos tutoriais e pop-ups ao iniciar, o que pode ser avassalador, e ainda assim, não explica bem o suficiente como usar cada personagem. Você aprende o básico, mas é responsabilidade do jogador descobrir como aproveitar ao máximo cada um. Para os fãs que gostam de explorar todos os detalhes, isso pode ser atraente, mas pode ser intimidante para quem é apenas um fã casual.