Em My Friend Pedro você é um mercenário que tem como missão acabar com os vilões de sua cidade, porém ao ter uma recompensa lançada pela sua cabeça você vai precisar sobreviver enquanto realiza sua missão. Mas não se preocupe, seu personagem não vai estar sozinho nessa incrível e linda aventura, recheada de mortes, ação, puzzles e mais ação, ele terá a ajuda de Pedro, uma banana imaginária que irá te dar dicas durante sua jornada. Pronto para embarcar em uma onde de mortes e cenas de ação épicas? Então bora!
Ação Pura
Se tem uma palavra para definir My Friend Pedro essa palavra é “Diversão”, desde que começamos o jogo com apenas duas pistolas o título já apresenta sua insanidade em te deixar criar cenas de ações mirabolantes e divertidas e que muitas vezes serão necessárias para passar por determinados trechos das fases. Sua jogabilidade é bem simples, e segue a risca o gênero de plataforma com puzzle bem criativos. Já a parte da ação e violência deixa o jogo mais inventivo, funciona assim: por ter a jogabilidade 2D o analógico direito ganhou a função de mira, e caso use duas armas você pode usar o L2 para focar a mira em outro objeto, o mesmo botão tem outras funções dependendo da arma utilizada; com o triângulo chutamos os oponentes o que é perfeito para finaliza-los, X podemos saltar, L1 permite desviar das balas, e entre outras funções a mais importante é a câmera lenta que ao ser ativada apertando o L3 deixa tudo em câmera lenta (não me diga!) e possibilita realizar saltos mais dinâmicos, possibilita uma mira mais precisa e facilita a esquiva, tudo isso pode ser feito em um curto período de tempo, mas é o suficiente para ser épico!
Com o recurso da câmera lenta podemos usar e abusar das armas e objetos, como arremessar um litro de combustível, ativar a câmera lenta e em seguida atirar no combustível para faze-lo explodir e matar ainda mais inimigos; ou podemos andar de skate, saltar e chutar o skate na cara do capanga enquanto você atira em mais dois com um revolver em cada mão; entretanto, nada supera a frigideira, você chuta ela pra cima, ativa a câmera lenta e atira na frigideira fazendo o tiro ricochetear nos inimigos. São esses momentos insanos e divertidos que fazem de My Friend Pedro um jogo extremamente divertido.
Fator Replay
Não espera muitas horas para terminar a campanha, em metade de uma tarde você pode terminá-la dependendo da dificuldade. Ao terminar cada fase o jogo mostra sua pontuação que resulta em uma nota que vai de C até S, quanto mais mirabolantes e inventivas forem seus assassinatos mais pontos você vai realizar e maior será o seu ranking, além do jogo poder gerar um gif com o melhor momento daquele cenário. Sinto-me envergonhado em falar que fiz a maioria das fases com nota C, mas faz parte da vida.
O level design de cada fase explora bastante o uso de suas habilidades e com o tempo tudo é resolvido de forma intuitiva.
Tudo isso te instiga a repetir as fases diversas vezes, até conseguir o tão almejado ranking S. O que também ajuda a revisitar as fases (além da jogabilidade) são suas trilhas sonoras, uma mistura de pop/eletrônico/cyberpunk que te deixa ainda mais imersivo naquele universo e com a adrenalina na flor da pele.
Parece Crú?
Por ser um jogo indie não espere gráficos realistas, ou até mesmo bonitos. Graficamente My Friend Pedro fraco até mesmo se comparado com outros indies no mercado, nem falo só da qualidade gráfica, mas do design de personagens e cenários, tudo aqui é muito simples e sem muita criatividade. Espere para ver os mesmos inimigos várias e várias vezes durante sua jornada.
Embora seus diálogos sejam divertidos, a história é bem rasa e fraca, tentam criar uma reviravolta desnecessária, mas nada disso atrapalha sua jogabilidade.
Considerações Finais
My Friend Pedro é um jogo que aposta em sua jogabilidade, dando bastante liberdade ao permitir que você crie seus momentos de ação acompanhadas por uma trilha sonora espetacular. Sua história é fraca e bem curtinha, mas compensa com o fator replay, caso você seja daquele tipo de pessoa que gosta de se superar em cada fase.
*Este review foi realizado com uma cópia do jogo de computador, fornecida pela DeadToast Entertainment
Desenvolvedor: DeadToast Entertainment
Gênero: Ação e plataforma
Disponível para: Switch e PC
Data de lançamento inicial: 20 de junho de 2019