Nesta quinta (16), a família do diretor David Lynch anunciou o falecimento do cineasta através de uma postagem no Facebook. Aos 78 anos, a causa da morte não foi oficialmente divulgada, mas sabe-se que Lynch sofria de enfisema pulmonar – doença causada pelo hábito do tabagismo.
Lynch ficou conhecido pela sua filmografia fora da curva, sendo responsável por criar diversas obras com tramas repletas de mistério. Os filmes Veludo Azul (1986) e Cidade dos Sonhos (2001) são alguns dos principais destaques, mas seu trabalho mais influente foi a série Twin Peaks, que se tornou um clássico cult nos anos 1990.
Seu último trabalho como diretor de cinema foi com o longa Império dos Sonhos, lançado em 2006. Já na TV, foi no retorno de Twin Peaks em 2017. Mesmo com os problemas de saúde, Lynch não tinha intenções de se aposentar completamente; ainda em 2024, ele comentou seus planos de continuar trabalhando remotamente na indústria.
Lynch foi uma influência para diversas obras da cultura pop, sendo a mais popular o universo compartilhado da Remedy Games. O diretor criativo Sam Lake nunca escondeu suas inspirações no trabalho do cineasta, que se tornaram ainda mais evidentes em Alan Wake 2. Em seu perfil no Twitter, Lake lamentou a morte do ídolo.