Segundo o The Guardian, a Microsoft acaba de fechar um acordo de mais de 85 milhões de libras esterlinas com a Merlin Entertainments (maior operadora de parques temáticos da Europa) para transformar o fenômeno Minecraft em parques. Começando pelos Estados Unidos e alguns países europeus, todo o dinheiro investido será utilizado para inaugurar as duas primeiras atrações, com previsão de abertura para 2026/2027.
Seguindo o padrão de parques temáticos, a versão de Minecraft também terá suas próprias montanhas russas, além de hospedagens, souvenirs e mais. A intenção de ambas as empresas é expandir esse universo para o máximo de países possíveis a longo prazo, visando fortalecer a marca.
“Nós estamos em toda parte digitalmente e a Merlin está em toda parte fisicamente. Isso é sobre expandir Minecraft para além do jogo. A Mojang e a Microsoft são especialistas na marca, enquanto a Merlin é especialista em experiências presenciais; é uma visão compartilhada” comentou Kayleen Walters, vice-presidente da divisão de games da Microsoft.
Além dos parques, a Microsoft também está expandindo a marca na indústria cinematográfica com o vindouro Um Filme Minecraft, que chega aos cinemas em 3 de abril. Atualmente, a franquia detém o recorde de jogo mais vendido de todos os tempos, ultrapassando as 300 milhões de cópias entre todas as plataformas em que está disponível.