Lançado originalmente para XBOX, em 2004 e exclusivamente para o Japão, o título Metal Wolf Chaos não foi um jogo relevante e passou despercebido por boa parte dos jogadores da época. Eis que chegamos em 2019, e a Devolver Digital decide lançar um remaster desse mesmo título, originalmente desenvolvido pela FromSoftware, agora intitulado como Metal Wolf Chaos XD, saindo para todo o mundo e disponível para vários consoles.
Mas será que foi uma boa ideia relançar um jogo antigo e tão desconhecido? Pela a nota aí em cima você percebeu que não foi uma boa ideia. Confira a nossa análise e saiba os motivos.
Mr.President
Talvez o ponto mais divertido de Metal Wolf Chaos XD seja sua história. No título controlamos o presidente dos Estados Unidos que após sofrer um ataque de um grupo rebelde precisa recuar com sua equipe e reorganizar um contra-ataque em diversos pontos dos EUA. E a vingança virá cheia de armas, explosões e com o presidente trajando seu poderoso meca!
Agora, precisando recuperar seu país no maior “estilo americano”, se prepare para fuzilar robôs, explodir helicópteros, destruir tanques e aniquilar exércitos inimigos, tudo em nome da liberdade.
A história de Metal Wolf Chaos XD não é profunda, e é tão superficial que adjetiva-la de rasa ainda seria muito. Entretanto, ela é divertida, pois está recheada de frases de efeito, estereotipando os gênero de ação norte-americano da época. Sem mencionar as péssimas atuações que são colocadas propositalmente para deixar a trama ainda mais irreverente.
Tiro, explosões e robôs gigantes
Jogar Metal Wolf Chaos XD é como jogar em uma daquelas máquinas de arcade que encontramos em alguns shoppings. Todos os mapas estão cheio de inimigos, e tiros estão vindo por todos os lados. Mas não pense que é difícil, já que nosso meca é bastante resistente e temos muita munição para nossas armas, além de usar dashs para desviar dos projéteis.
Funciona mais ou menos assim, cada fase apresenta uma missão diferente que deve ser realizada, mas sempre se resume a destruir alguma coisa. Enquanto você cumpre seu objetivo e destroem as centenas de inimigos pelo mapa também existem as celas com prisioneiros que podem ser libertados, libertando-os você ganhará bônus de pontuação e munição. Ao decorrer da fase acumulamos pontos que podem ser usados para comprar novas armas ou aprimorar as já adquiridas, tudo isso deve ser feito no menu antes de começar a missão.
Metal Wolf Chaos XD segue essa mesma linha durante toda a campanha, o que pode deixá-la chata e repetitiva. Os cenários são bem distintos, mas os inimigos são repetitivos e a jogabilidade é bastante limitada, até mesmo para um jogo de 2004, o mesmo ano que tivemos: Doom 3, Need For Speed Undergroud 2, Halo 2, Metal Gear Solid 3, Splinter Cell: Pandora Tomorrow entre outros grandes jogos.
De explodir os ouvidos
A trilha sonora do jogo é um problema a parte. Suas músicas não são marcantes, nem razoavelmente boas, além disso o excesso de explosões e tiros deixa o áudio estourado.
Muitas vezes a mixagem falha durante as cutscenes, deixando alguns sons bizarramente altos, sendo quase impossível de ouvir o que os personagens estão falando… ainda bem que o jogo tem legendas e o menu em PTBR.
Considerações Finais
Então, não entendi o motivo de trazer esse jogo de volta. Metal Wolf Chaos talvez tenha sido um grande lançamento nas terras do oriente, quando foi lançado, mas sua jogabilidade não sobreviveu ao teste do tempo, e os problemas de som atrapalham quem busca conhecer o título por gostar do gênero de jogos com mecas.
*Este review foi realizado com uma cópia do jogo de computador, fornecida pela DevolverDigital
Desenvolvedor: Devolver Digital, FromSoftware, General Arcade
Gênero: Ação em terceira pessoa, meca
Disponível para: Playstation 4, PC e família Xbox One
Data de lançamento inicial: 06 de Agosto de 2019