Mafia: The Old Country promete levar os jogadores a uma jornada inédita, explorando um cenário rural na Sicília dos anos 1920. Em contraste com os ambientes urbanos que marcaram os títulos anteriores da franquia, o novo jogo busca resgatar as raízes lineares dos dois primeiros capítulos da série, ao mesmo tempo em que inova com uma ambientação totalmente diferente.
Em entrevista ao portal VGC, o diretor do jogo, Alex Cox, revelou detalhes sobre o novo projeto e explicou como a escolha do cenário influenciará a experiência dos jogadores. “Isso era algo que realmente queríamos como um grande ponto de diferenciação”, afirmou Cox, ao comparar Mafia: The Old Country com a trilogia original da franquia. “Naquela época, a Sicília era predominantemente rural, com uma configuração primariamente agrícola. Foi nesse contexto que a máfia surgiu historicamente, nos pomares de limão e nas fazendas. Queríamos trazer esse ambiente como cenário para o nosso jogo.”
Segundo Cox, o novo título se afastará dos ambientes urbanos movimentados que os fãs associam à trilogia Máfia. Em vez disso, os jogadores explorarão vilas e pequenas cidades, incluindo a fictícia San Celeste, descrita como a maior localidade do jogo. Mesmo lá, o transporte principal será feito a cavalo, reforçando o caráter rural do ambiente. “San Celeste é a principal cidade do nosso mundo, mas não é como as ruas movimentadas com tráfego, carros e pedestres dos jogos anteriores. Em vez disso, você cavalga por um ambiente mais rural, visualizado por meio das belas paisagens do interior da Sicília”, detalhou Cox.
Essa mudança drástica no cenário promete trazer um tom completamente novo à franquia. Enquanto os jogos anteriores – especialmente Mafia: Definitive Edition, Máfia II e Máfia III – destacaram períodos icônicos da história americana em cidades fictícias inspiradas em metrópoles como Nova York, Chicago e Nova Orleans, Máfia: The Old Country mergulhará na origem histórica do crime organizado. “Foi no interior da Sicília que a máfia realmente começou, e queríamos que isso fosse o pano de fundo do nosso jogo. É um ambiente muito diferente das cidades agitadas da trilogia original”, acrescentou o diretor.
Mesmo com tantas mudanças, Cox garante que a essência de Máfia será preservada. “Embora o núcleo do jogo seja um Máfia no que você provavelmente espera, essa parte da experiência será fortemente distinta”, afirmou ele.
Além da ambientação, outro ponto destacado por Alex Cox é o uso do Unreal Engine 5, tecnologia que está sendo empregada para trazer mais realismo e beleza ao mundo de Mafia: The Old Country. Segundo o diretor, o motor gráfico foi essencial para recriar as paisagens deslumbrantes da Sicília, permitindo que o cenário rural se tornasse tão imersivo quanto os ambientes urbanos dos títulos anteriores.
Mafia: The Old Country segue sem data de lançamento oficial.