*Queremos agradecer a 2K e a Solutions 2 GO por nos enviarem uma cópia digital do jogo Mafia Definitive Edition para PS4
Mafia foi lançado originalmente em 2002, e na época de seu lançamento ele foi considerado um jogo revolucionário, tanto pela sua campanha, quanto pela época que ele retratava, pois se nos dias de hoje é difícil ver jogos que se passem nos anos 30, imagine naquela época. Toda essa mistura trouxe um jogo incrível que anos depois teve uma continuação.
Pensando em trazer o clássico de volta, a 2K decidiu recriar esse primeiro título do zero, trazendo gráficos atualizados e uma campanha contada de um modo mais cinematográfico, usando o que as tecnologias de hoje tem de melhor a oferecer. Vamos conferir como ficou jogo.
Campanha fenomenal
A história é narrada por Tommy, no ano de 1939, aqui ele decidiu contar tudo o que sabe sobre as organizações criminosas, para garantir a proteção de sua esposa e filha, e para isso voltamos ao ano de 1930, onde acompanhamos a história de Tommy, um taxista da cidade de Lost heaven. Ele vem passando por dificuldades financeiras devido a crise de 1929. Enquanto trabalhava, Tommy é surpreendido por dois mafiosos fugitivos e é obrigado a despistar seus perseguidores e levar os mafiosos até a casa/esconderijo de seu chefe. Após esse evento, o taxista vê que pode fazer mais dinheiro entrando no mundo crime organizado, e decide fazer parte da equipe sendo o principal motorista nas missões.
A partir daí vemos Tommy escalando os degraus dentro da máfia e tendo que lidar com as consequências de participar de eventos assim, até entender o que o levou a delatar todo os eventos narrados.
Mafia traz uma campanha recheada de homenagens a filmes como Poderoso Chefão, Os Bons Companheiros, Era uma Vez em Nova York, e outros. E ainda assim consegue desenvolver uma história original e envolvente, parte disso vem da bela atuação dos dubladores do jogo principalmente do dublador do protagonista. O que ajuda a realçar ainda mais o tom cinematográfico de sua história, são os gráficos e as tecnologias usadas aqui, mas claro que sua experiência será melhor se jogar em um PC, já que no PS4 normal os gráficos estão um pouco defasados.
Vamos lá, os gráficos do remake de Mafia não são ruins, mas a iluminação em certas cenas, principalmente de dia, deixa os personagens estranhos. Em alguns momentos o PS4 não conseguia carregar as texturas do mapa, e ao longe os prédios eram borrões esperando diminuir o drawdistance para serem carregados. Vale lembrar também, que as expressões faciais em alguns momentos estão muito robotizadas, talvez a gente tenha sido contaminado por tantos jogos Triple A que usam e abusam da captura facial para deixar as emoções mais fidedignas, algo que não aconteceu tão bem aqui, ainda bem que os dubladores conseguiram compensar isso com excelentes atuações.
Dirigindo por Lost Heaven
Mafia é acima de tudo um jogo de dirgir do ponto A ao B, dentro de um mundo aberto que você poderá explorar caso desejar (e depois falo disso), e com alguns momentos de tiroteio a pé. Onde o jogo acerta em cheio é em sua jogabilidade de direção, a sensação de dirigir os carros dos anos 30 é bem interessante, se comparados com jogos que trazem carros atuais, pois aqui eles são um pouco lentos e pesados o que deixa as perseguições e fugas mais estratégicas e emocionantes.
Dirigir pelo mapa é uma experiência sem igual, cada canto da cidade foi criado para nos deixar dentro de uma cidade antiga, uma mistura de Nova York com São Francisco de 1930. Mas essa mágica pode acabar caso você decida explorar de mais, pois assim como no primeiro jogo original e em Mafia 2, aqui não temos nada para fazer na cidade, exceto caçar capas de revistas colecionáveis.
Por Mafia Definitive Edition ser um remake, seria válido colocar uma cidade um pouco mais viva, com atividades para serem feitas pós-game, ou durante a campanha. Tem locais que escutamos o som de pessoas trabalhando, cachorros latindo, mas está tudo vazio. Tudo bem que esses pontos não estavam no jogo original, mas Mafia Definitive Edition está sendo cobrado com preço cheio, então esperamos um mundo aberto digno de ser explorado.
Tiro e porrada!
Como dito acima, em Mafia também temos momentos fora dos veículos, e eles também são bons, pelo menos os tiroteios. Os comandos são básicos, podemos buscar cover em objetos do cenário, andar com duas armas de fogo que podemos trocar rapidamente, e meter bala em mafioso… ou na polícia as vezes (vida de criminoso não é fácil). Mas não pense que será fácil, Tommy não é o Rambo, por isso muito cuidado quando tentar acertar um alvo cercado de inimigos pois o protagonista é bastante sensível e sua vida não se recupera por completo, sendo necessário encontrar itens de cura no cenário para completa-la. Isso é legal, pois não deixa o jogo mais estratégico e menos fácil.
Já o combate corpo a corpo é bem precário, podemos usar um perry se apertamos um botão no tempo certo, e desferir alguns socos, mas a animação não é fluida e as finalizações não se encaixam bem. Por sorte momentos assim não são obrigatórios.
Considerações Finais
Mafia Definitive Edition, para o bem ou para o mal, traz o mesmo que seu jogo original, atualizando sua jogabilidade com uma coisinha ou outra, mas atualiza de forma grandiosa sua campanha. O título mostra também que o PS4 normal está se tornando cada vez mais defasado, por isso se tiver a oportunidade de joga-lo em um PC com uma qualidade superior, vai ser uma experiência ainda melhor.
Distribuidora: 2K
Desenvolvedor: Hangar 13
Gênero: Ação
Disponível para: PlayStation 4, Xbox One e PCs.
Data de lançamento inicial: 24 de setembro de 2020