Jogos de esporte anuais, chegaram em um nível em que qualquer novidade é muito bem vinda, porque é difícil identificar alguma diferença entre as versões, com isso em mente, “Madden NFL 19” não é dramaticamente diferente de “Madden NFL 18” ou “Madden NFL 17.” Mas algumas adições sutis melhoram a experiência de jogo, principalmente em hardware que é capaz de rodar em 4K com HDR (Xbox One X, PS4 Pro, PC).
GAMEPLAY
Desde que a EA Sports tentou remover animações engessadas para um modelo físico mais realista com a mecânica da Frostbite – implementada em quase todos os novos jogos da EA,
O “real player motion” prometido no jogo é realmente ótimo. Ainda não é uma simulação perfeita do futebol, mas o que eu inicialmente percebi que é o mais realista que a franquia já ofereceu.
Todas as animações foram significativamente melhoradas tanto no ataque quanto na defesa, com QBs fazendo movimentos para fora dos colegas de equipe muito mais suave, ao fazer uma disputa em campo, com as defesas empurrando seu bloqueador para fazer um tackle (roubar a bola) no último segundo, com uma fluidez que pode transformar um pesadelo em um touchdown de 60 jardas.
Os passes também recebeu um aprimoramento, ao mesmo tempo que isso é bom, também é ruim. Os lances agora são mais precisos, o que significa que você terá a oportunidade de completar incríveis passes, mas também significa que há chance de seu passe ser interceptado pela defesa.
MODOS DE JOGO
Uma grande novidade para o Franchise e o Ultimate Team são novas maneiras de melhorar seus jogadores. Em franchise, isso significa que o processo foi simplificado para um sistema semi-randomizado que é realmente para melhor. Em vez de gastar centenas ou milhares de pontos de experiência em uma lista de habilidades para cada jogador, você ganha agora ganha um único ponto de experiência (ou mais se você salvá-los) inserido em um atributo, que permite ao jogo atribuir aleatoriamente um atributo. É um sistema muito mais parecido com outros jogos fora do mundo dos esportes, onde você simplesmente sobe de nível, coloca seu ponto de habilidade em uma característica e segue em frente. É mais rápido e a randomização pode parecer estranha, mas ainda há traços suficientes para satisfazer os jogadores que querem mais controle.
O Ultimate Team não é um modo que eu goste particularmente, mas está ficando maior e melhor. Infelizmente, é também aí que a monetização extra do jogo entra em jogo: eles querem que você compre pontos para gastar na atualização de cards de jogador no modo, embora eles tenham reformulado o sistema para tentar torná-lo mais amigável para jogadores casuais.
EA e Tiburon precisam decidir levar o modo historia – intitulado de “Long Shot” mais a sério na próxima temporada ou acabar com o modo completamente e comprometer todo esse tempo e dinheiro para melhorar outras partes do jogo. Pode ate fazer sentido, pode a história não é o foco do jogo mas se esse período de dois anos for o melhor que esse modo pode ter, todas as partes envolvidas devem deixar a história do Madden e focar em outro modo.
Com isso, acredito que Madden NFL 19 seja uma boa opção para os amantes dos esportes e da franquia Madden, com leves melhores no modos franquia e nas capturas de movimentos, pode ser uma boa escolha para aqueles que estão atras um bom jogo de esporte.
*Este review foi realizado com uma cópia do jogo disponibilizada pela EA Sports