Quatro meses atrás, Life is Strange 2 estava estreando seu primeiro episódio. Isso mesmo, eu disse quatro meses. É um intervalo de tempo muito grande entre o lançamento de um episódio e outro, ficando até difícil lembrar de tudo que você fez no anterior, mas antes tarde do que nunca – e aqui estamos nós, com o episódio 2, intitulado Rules (Regras, do inglês) em mãos.
O episódio 1 serviu como uma grande introdução para conhecermos melhor a nova dupla dinâmica de Life is Strange e termos uma boa noção do que estaremos enfrentando nesta sequência. A Dontnod já havia confirmado que neste segundo episódio contaríamos com a aparição de Captain Spirit, o menino que protagonizou a demo que serviu de prólogo para esse jogo. Sendo assim, finalmente as coisas estão começando a se interligar, mas infelizmente trazendo muitos problemas no pacote.
Família em primeiro lugar
O episódio 2 tem início algumas semanas após o fim do primeiro, com os irmãos Sean e Daniel fazendo o possível para sobreviver no inverno. Sean está treinando Daniel para que ele consiga controlar melhor seus poderes, e agora ele tem muito mais responsabilidades nos ombros: além de cuidar do irmão mais novo, precisa garantir que ninguém saiba das habilidades dele.
Este episódio tem um foco muito grande na família dos irmãos Diaz. Conheceremos os avós deles e descobriremos mais sobre sua mãe, que até então seguia sendo um mistério. É interessante conhecer mais profundamente esses personagens que estamos acompanhando, mas isso acabou deixando o episódio mais parado e monótono que de costume.
No primeiro episódio haviam momentos mais intensos, com mais reviravoltas, que acabavam dando uma emoção maior ao jogarmos. Nesse aqui, o enredo se limita quase que exclusivamente em conversar o tempo inteiro e interagir com as coisas. Não há aqueles momentos que passem uma certa tensão ao jogador, inclusive as escolhas acabam por seguir o mesmo caminho. Quase todas elas são baseadas apenas em incentivar Daniel a usar seus poderes ou repreendê-lo por isso.
A participação de Captain Spirit é considerável, e o jogo até usará o seu save da demo para carregar informações no episódio – o que influencia apenas no uniforme que você escolheu para Chris e algumas linhas de diálogos baseadas em suas ações. Difícil é dizer o quão importante esse menino realmente é para a trama, já que é improvável que ele volte a aparecer no jogo. Posso estar errado, mas a impressão que tive ao jogar esse episódio é que Chris é só um personagem passageiro e toda aquela demo de Captain Spirit foi bem desnecessária.
Escolhas?
É difícil termos uma noção do peso que nossas escolhas têm até terminarmos o episódio e vermos as estatísticas. Pode-se afirmar que esse episódio tem um peso misto de escolhas importantes e irrelevantes, mas existem dois momentos de grande importância nele, e só um deles é desencadeado baseado nas suas atitudes.
O primeiro é totalmente impossível de evitar, o que é uma pena, pois é um potencial desperdiçado já que supostamente tudo que fazemos interfere na história do jogo. O segundo acontece no final do episódio e depende de algumas escolhas feitas momentos antes, então pode acontecer uma tragédia no seu jogo… ou não.
No meu caso, consegui evitar até a sequência que traria possibilidade à essa tragédia, então acabei perdendo o único momento de tensão desse episódio. Esse ocorrido depende unicamente de você, e isso é uma coisa boa, pois é o que se espera desse tipo de jogo. Ainda assim, a narrativa é totalmente linear até chegar ali, então suas escolhas estão limitadas a acontecerem dentro daquela linearidade, o que é a parte ruim, porque te dá uma liberdade meio ilusória.
O maior ponto negativo desse episódio foi a imensa quantidade de bugs que ele trouxe consigo, alguns deles fatais. Não houve nenhum bug significativo no primeiro (tirando os mais básicos, como ver o personagem atravessando coisas), mas aqui a situação está crítica: paredes invisíveis que aparecem e te impedem de realizar objetivos, personagens ficando invisíveis durante diálogos – alguns ficando até sem pupila no olho, o que é muito assustador. Ainda tive o azar de me deparar com um bug mais extremo, que apagou o meu save após concluir o episódio. Há uma série de problemas técnicos no jogo até o momento, o que pode ser facilmente corrigido com um patch, e a Dontnod já está trabalhando nisso.
Rules é um episódio morno e sem sal, com um ritmo muito lento e consequentemente pouco empolgante. Podemos esperar que a coisa esquente um pouco nos próximos episódios, mas a pior parte é esperar até que eles sejam lançados. Se esse aqui demorou quatro meses, sabe-se lá quando nos encontraremos novamente com o review do terceiro episódio. Até lá, torço para que nenhum de vocês perca o seu save, como aconteceu comigo.