Na última terça (26), o lendário Shuhei Yoshida anunciou que deixará a Sony após 31 anos de carreira na empresa. Yoshida trabalhou na divisão PlayStation desde o desenvolvimento do primeiro console, em meados de 1993. De 2008 a 2019, ele assumiu a liderança do extinto PlayStation Worldwide Studios e, desde então, passou a comandar a divisão de indies do console.
“Estou com o PlayStation desde o começo, esse já é meu 31º ano na empresa. Quando completei 30 anos, pensei que já era hora de seguir em frente. (…) A empresa está indo bem, eu amo o PS5 e os jogos que estão saindo para a plataforma. Nós temos uma nova geração de gestores que eu respeito e admiro. Estou empolgado com o futuro do PlayStation” disse Yoshida em entrevista publicada no PlayStation Blog.
Yoshida serviu como uma espécie de controle de qualidade para os exclusivos do PlayStation – especialmente durante as gerações do PS3 e PS4. Ele era o responsável por avaliar cada projeto e aprovar seu direcionamento, gerenciando todos os estúdios pertencentes ao grupo PlayStation.
Em 2023, foi homenageado pelo BAFTA (British Academy of Film and Television Arts) com o prêmio BAFTA Games Fellowship, que reconhece sua contribuição para a indústria de videogames ao longo das últimas décadas. Apesar de sua saída da Sony estar sendo tratada como aposentadoria, Yoshida não confirmou se irá se afastar de sua carreira profissional em definitivo.