Após muitos anos de rivalidade entre as franquias FIFA e eFootball (antigamente conhecida como Pro Evolution Soccer), os jogos de futebol acabam de sofrer uma grande reviravolta. A Konami e a FIFA anunciaram uma nova parceria direcionada especificamente para o segmento de esports.
A FIFA e a EA mantiveram uma parceria por longos anos, dominando o mercado dos simuladores de futebol por todo esse tempo. A Konami foi forte durante a sexta e sétima gerações de consoles, mas depois perdeu sua popularidade gradativamente, ao ponto de tornar seu eFootball gratuito para jogar. Contudo, em 2022 a EA anunciou que não trabalharia mais com a marca FIFA, renomeando a franquia para EA Sports Club.
Com o fim dessa longeva parceria, a 2K Games já garantiu a responsabilidade de manter a franquia FIFA viva com um título que, até o momento, não foi oficialmente revelado. Já a Konami ficará encarregada de expandir a marca para as competições de esports, começando pela FIFAe World Cup deste ano – evento que será realizado tanto nos consoles quanto nas plataformas mobile através do eFootball.
É válido ressaltar que a Konami não está assumindo o desenvolvimento da franquia FIFA – que permanece em posse da 2K. A parceria visa apenas unir os eventos esportivos da organização com a franquia da Konami, visando atingir um público diferente. O direcionamento mais arcade da série eFootball também não deve ser alterado.
A nova era de FIFA deve começar em meados de 2025. No mês de maio, o presidente da organização, Gianni Infantino, confirmou que o jogo já estava em desenvolvimento.