*Este review foi realizado com uma cópia do jogo disponibilizada pela Bandai Namco.
Shonen Jump. Uma série semanal de mangá shonen (jovem) que foi publicada pela primeira vez em 1968 no Japão, chamando a atenção garotos e garotas com histórias de Super Sayajins, piratas e Shinobi desde então. Nossa querida Bandai Namco quis homenagear seus 50 anos de Shonen Jump com um jogo, JUMP FORCE!
O maior crossover de animes
Como um grande fã de animes, fiquei muito empolgado com o trailer de Jump Force exibido na E3, é a maior reunião de personagens de mangás e animes de todos os tempo, com um grande numero de personagens e superando jogos anteriores como J-Stars Victory Vs. Porém eu nunca vou aprender. Já joguei dezenas de jogos de anime licenciados, e fiquei desapontado quase todas as vezes. Apesar disso, o amor pelos meus animes favoritos persiste, e cada vez que um jogo é anunciado, eu quero jogá-lo. É claro que Dragon Ball FighterZ provou que jogos de anime licenciados podem ser realmente fantásticos, com a visão correta.
Em um evento catastrófico quase inexplicável, os mundos de Shonen Jump e o mundo real se fundem. Tudo cai no caos enquanto vilões e heróis lutam uns contra os outros nas ruas. Uma força desconhecida usa um dispositivo para pegar pessoas e transformá-las em super guerreiros malvados. Durante uma batalha entre Goku e Freeza, uma explosão de energia perdida mata seu personagem criado. Felizmente um Cubo da Umbra pode salvar uma pessoa, e essa é você. Com novas habilidades de luta e com muito a aprender, o Jump Force recruta você para ajudar a retardar o mal invasivo. Goku, Luffy e Naruto lideram o Jump Force enquanto trabalham para recuperar o território perdido, lutar nas linhas de frente e invadir o terreno inimigo.
No mundo do Jump Force você é um personagem personalizado que é criado no começo do jogo. Eles são um protagonista silencioso que não toma decisões e nada contribui para o enredo em si, você só precisa recrutar novos integrantes para o grupo, você simplesmente esta lá como uma marionete para se vestir em uma variedade de trajes. Embora eu goste de ter um personagem para personalizar, o envolvimento deles no jogo é tão profundo, talvez se pudesse customizar seu herói favorito deixaria as coisas mais interessantes. Como por exemplo colocar uma roupa de pirata no Naruto e uma de ninja em Luffy.
Está na hora do caos
Jump Force é um jogo de luta onde os jogadores podem reunir equipes de três lutadores para enfrentar um ao outro no ringue. Um aspecto interessante de Jump Force é que todos os três personagens compartilham a mesma barra de saúde. Inicialmente, isso poderia ter sido uma maneira de maximizar a experiência do jogador com uma variedade de personagens. Em vez disso, ele tira o jogador de qualquer necessidade de trocar quando estiver com a vida baixa. Em um jogo de 3×3, a falta de uma necessidade de troca faz com que ela praticamente se torne um caso 1×3.
Para ser breve, eu sinceramente gosto muito da jogabilidade do Jump Force. O movimento pode parecer áspero, e às vezes você sente que há pouco controle sobre seu personagem, é muito bom. Muitos aspectos deste jogo estão sendo criticados – com razão – mas a jogabilidade se mantém muito bem para um jogo de arena.
Os movimentos especiais são muito legais também. Incrivelmente cinematográfico e chamativo, embora possam começar a parecer um pouco artificiais. Talvez seja só ver as animações muitas vezes, mas efeitos parecidos surgem muito e não parecem tão impressionantes com o passar do tempo. Embora os grandes e impressionantes ataques finais sejam sempre legais de se ver.
Problemas ?
Infelizmente aquele famoso “lobby” criado para você acessar as missões e customização é totalmente sem graça, você tem uma leque grande de personagens e franquias de animes, mas fica preso a um local meio futuristas com pedaços de mundos feitos dentro de salas, o visual me desanimou muito.
Outro ponto que quero destacar são as telas de carregamento, não são tão demoradas como eu imaginava, mas o problema é a frequência delas. Por exemplo, você vai ate o local da missão, ele mostra a tela de carregamento para a luta – ate ai normal – começa a cutscene para introduzir a luta – ate ai ok – só que apôs a cutscene da luta, tem outra tela de carregamento para iniciar a luta. Achei isso totalmente desmotivador, pois a cutcene tem a mesma engine gráfica da luta, não poderia continuar dali igual é em muitos jogos ?
O dialogo da pré-luta pode ate te empolgar, mais ai outra tela de carreamento na sua cara acaba quebrando a motivação e pouca imersão que tem. Também reparei muitas quedas de FPS em certos momentos da luta, mesmo utilizando um Xbox One X.
Vale a pena ?
Jump Force é melhor aproveitado separando-o da história completamente. Não vale a pena prestar atenção no enredo. O Jump Force tem grandes problemas, mas na verdade pode ser muito divertido. Parece tedioso quando se joga missões e repetitivo às vezes em combate. Mas usar as habilidades de seus personagens favoritos na batalha continua sendo divertido. Os fãs de anime vão encontrar muita coisa para apreciar em Jump Force, mas não sei se com o tempo vai ser da mesma maneira. Uma pena, porque o combate é ótimo, o jogo em si parece fantástico, o sistema de ranking tem uma promessa real e o multijogador é onde a verdadeira diversão esta. Mas para apresentar Jump Force aos fãs e dizer que é o produto para celebrar os 50 anos do Shonen Jump, pode desagradar alguns.