Sempre quando uma franquia de anime/mangá vai receber um filme surgem várias dúvidas. Se o filme será canônico, se será bom ou se será feito exclusivamente para um público específico. O cinema possui inúmeros exemplos de filmes de anime que foram realmente muito bons e outros completamente esquecíveis.
O primeiro episódio de Jujutsu Kaisen foi criado pelo mangaká Gege Akutami e estreou em outubro de 2020, na temporada de outono daquele ano e foi um verdadeiro sucesso. Esse destaque se deu tanto pelo enredo bem desenvolvido e instigante quanto pela animação muito bem feita com lutas insanas.
Com o anúncio do filme prequel da série, recebemos uma cópia gratuita da Crunchyroll para podermos dizer o que achamos.
O Enredo
Jujutsu Kaisen conta a história de uma escola de feiticeiros que lutam contra criaturas malvadas chamadas de “Maldições” para poder proteger a humanidade. No capítulo zero, prequel da franquia, podemos conhecer mais afundo o início de alguns personagens do anime. Adiantando que é necessário ter visto a primeira temporada da série para poder entender completamente o filme.
Jujutsu Kaisen 0 nos apresenta Yuta Okkotsu, um jovem estudante que sofre com um Espírito Vingativo que o protege de tudo e não permite que ele se aproxime de ninguém. Depois que esse Espírito Vingativo ataca alguns estudantes que estavam praticando bullying com Yuta, Satoru Gojo é acionado para investigar a situação.
Uma desconfiança constante em filmes baseados em anime é se ele se encaixa na história geral e, para a nossa felicidade, Jujutsu Kaisen 0 é 100% canônico
A Animação
Os estúdios MAPPA costumam sempre entregar boas animações e cenas de luta dinâmicas, e em Jujutsu Kaisen 0 não é diferente. O filme todo está muito lindo e muito bem animado.
As cenas de luta são um show a parte. Existem cenas de mais de dois minutos corridos de lutas intensas que são muito bem animadas e coloridas de maneira que, por mais que esteja acontecendo o apocalipse na tela, a audiência segue entendendo plenamente o que está sendo mostrado.
A animação se torna tão boa, que pra mim foi mais fácil de entender alguns aspectos da história vendo o filme que lendo o mangá.
Os Personagens
Algo que é imprescindível para o sucesso de uma franquia de anime é o carisma dos personagens e a capacidade deles de criarem uma ligação com o público. Esse é outro dos pontos altos do filme. Yuta Okkotsu apareceu somente em Jujutsu Kaisen 0 até agora e pode tranquilamente se tornar o personagem favorito de vários fãs.
Uma coisa muito interessante também é podermos nos conectar mais com alguns personagens secundários que não apareceram tanto na primeira temporada do anime. Personagens como Panda, Maki e Toge que estão presentes na turma do segundo ano na animação, são mostrados no início do seu treinamento. Satoru Gojo também é um show a parte, protagonizando algumas das cenas mais “badass” da franquia.
Conclusão
Jujutsu Kaisen 0 é uma animação excelente que não peca em quase nada mas exige um certo conhecimento da franquia para poder ser apreciada em sua totalidade.
Traz aspectos do início do treinamento dos personagens secundários que acaba nos aproximando deles e traz finalmente o personagem Yuta Okkotsu animado e lutando.
Jujutsu Kaisen 0 é um filme indispensável para fãs da franquia e muito recomendado para fãs de anime em geral que curtem lutas bem animadas e uma história complexa e divertida.
Jujutsu Kaisen 0 chegou aos cinemas brasileiros no dia 28 de abril.