The Dark Knight Returns: The Last Crusade, o especial que serve de prelúdio a O Cavaleiro das Trevas e recontará a morte de Jason Todd, é “excepcional além de excepcional”, diz o desenhista John Romita Jr., e terá surpresas.
Em entrevista ao CBR, Romita falou sobre a HQ, que o reunirá com o roteirista Frank Miller e o artefinalista Klaus Janson – trio que ficou famoso por Demolidor – O Homem sem Medo, uma das HQs mais importantes da carreira de Miller, desenhada por Romita. Segundo ele, a história conhecida de como Coringa matou o segundo Robin terá uma reviravolta.
“É sobre Jason Todd. A vergonha de Batman por quase negligenciar esse garoto e deixá-lo ser capturado. Todo mundo sabe o que acontece entre este prelúdio e o Cavaleiro das Trevas de Frank, mas temos uma reviravolta aí que é brilhante, entre Frank e Brian [Azzarello, que escreve Dark Knight III com Miller]. Todo mundo sabe o que acontece com Jason Todd, mas como mostramos isso? A história é sensacional”, diz Romita.
O desenhista conta que recebeu apenas cinco páginas de argumento datilografadas e precisa criar uma HQ de 56 páginas a partir disso. “Estou na 42. Não tem nenhuma palavra à toa nesse argumento. É excepcional além de excepcional. (…) Você percebe que é bom, quando não consegue parar de desenhar.”
Romita diz que a trama se passa dez anos antes da primeira minissérie de O Cavaleiro das Trevas. “Bruce já está um pouco envelhecido, um pouco grisalho, um pouco robusto, não com o corpo todo definido”, diz. A sinopse oficial da DC faz mistério: “Antes do Cavaleiro das Trevas ter retornado… O Coringa. Hera Venenosa. Selina Kyle. E o último Robin”.
O especial sairá em 25 de maio nos EUA.
Fonte: Omelete