Já é março de 2017 e como de costume na primeira terça-feira do mês (que cairá no dia 7) a Sony estará disponibilizando novos jogos grátis para os assinantes da PS PLUS, então é sua última chance de baixar os jogos gratuitos de fevereiro, que são LittleBigPlanet 3 (PS4), Not a Hero (PS4), Starwhal (PS3, PS4), Anna – Extended Edition (PS3), Ninja Senki DX (PS Vita, PS4) e TorqueL (PS Vita, PS4).
É de conhecimento público que o serviço premium da Sony não vem agradando a grande maioria de seus assinantes nos últimos meses. Tudo que tivemos de uns tempos pra cá foram apenas jogos na sua maioria desconhecidos ou com pouco “peso” na indústria de games, ou seja, somente aqueles jogos que ninguém compra em sua loja virtual, a PSN. O último AAA que recebemos pela plus foi Resident Evil HD Remaster em outubro de 2016, já faz um bom tempo, e mesmo com a tentativa de suprir a nossa fome insaciável de jogos AAA nos presenteando com um de seus exclusivos, LittleBigPlanet 3, ainda não foi o bastante.
Apesar de em todos os meses surgirem rumores afirmando que a Sony nos daria Watch Dogs, Knack ou Gravity Rush Remastered, nenhuma dessas previsões ainda foram concretizadas e o mês de março continua com uma line-up fraca, sendo salva por apenas um jogo mais conhecido por todos. O objetivo desse post, que será postado mensalmente, é fazer uma breve análise de cada jogo oferecido pela plus em seus respectivos meses e nos prepararmos melhor para sabermos o que nós iremos aproveitar da line-up do mês e o que iremos estocar na HD do nosso console e deixar lá “pegando poeira”. Sem mais delongas, vamos aos jogos de março.
Tearaway Unfolded (PS4)
Esse mês a Sony oferece mais um de seus exclusivos como prato principal, Tearaway Unfolded é um jogo de plataforma desenvolvido pela Media Molecule, a mesma desenvolvedora de LittleBigPlanet por sinal, lançado em setembro de 2015. O game na verdade é um remake de um jogo de mesmo nome lançado para o Vita, porém a versão de PS4 contém muito mais conteúdo que o original. Nele controlamos o mensageiro Atoi em um fantástico mundo de papel todo colorido e fofinho daquele jeito que estamos acostumados a ver nas obras da Media Molecule.
Se você ama LittleBigPlanet então não há dúvidas de que você irá amar Tearaway. A diferença mais notável entre os dois está no gameplay, onde enquanto em LBP temos um jogo sidescroll 2.5D, em Tearaway temos um game totalmente em 3D, e apesar de ter um visual bem infantil, o jogo consegue divertir gamers de todas as idades, a experiência pode até ser mais gratificante caso você jogue com seus filhos (se você não tiver filhos não se preocupe, você ainda vai se divertir bastante). Infelizmente faltou um multiplayer nele, jogos assim tendem a ser muito mais divertidos quando jogados com outras pessoas, mas ainda assim é um jogo que não deve ser desvalorizado, e além do mais, ele tem uma platina aparentemente tranquila e muito divertida de ser feita, então fica a dica pros Trophy Hunters de plantão.
Disc Jam (PS4)
Disc Jam é mais um daqueles jogos que são lançados junto com a plus e ficam grátis para os assinantes logo no seu lançamento, assim como foi com Rocket League e Table Top Racing World Tour. Disc Jam foi produzido pela High Horse entertainment e será lançado oficialmente dia 7 de março, e até o momento foi confirmado apenas para o PS4. O título promete misturar uma série de esportes diferentes como air hockey e tênis em uma coisa única e com uma pegada futurista, e aparentemente jogar ele com um amigo parece ser muito divertido.
O time de desenvolvedores por trás dessa joia rara é composto por vários ex funcionários da Activision que já participaram da produção de grandes franquias como Tony Hawk, Guitar Hero e Call of Duty, então pelo menos sabemos que apesar do estúdio ser pequeno e estreante, os envolvidos no projeto não são novatos e podemos esperar algo de bom disso aqui. Alguns até estão dizendo que esse game será o próximo Rocket League… será mesmo que ele poderá superar o famigerado joguinho de carros atletas?
Até o momento ainda não foi divulgada a lista de troféus do jogo, então os Trophy Hunters terão que encarar a surpresa apenas no dia do lançamento.
Under Night: In-Birth (PS3)
Se as line-ups anteriores andavam ruim para o PS4, para o PS3 estava incontáveis vezes pior, os donos do console anterior da Sony realmente não tinham nenhum motivo para renovar a assinatura deles já que ela não é obrigatória para se jogar online e os jogos dados ao longo dos meses não eram nada bons. Parece que esse mês a Sony lembrou dos seus clientes que não tem condições de ter um PS4 e resolveu dar mais jogos para o seu antecessor dessa vez, e o primeiro dele é Under Night: In-Birth, um jogo de luta japonês lançado originalmente apenas nos arcades do Japão em setembro de 2012 e aqui no ocidente ele só chegou em 2015 quando foi lançado sua versão de PS3.
Desenvolvido pela Ecole Software e French-Bread, developers já experientes nesse gênero de luta visual-novel, também conhecidos pelo jogo Melty Blood que é do mesmo estilo. O game se passa em algum momento do século XXI, onde um fenômeno chamado Hollow Night acaba surgindo em alguns lugares do Japão e trazendo criaturas chamadas de Voids pro nosso mundo, essas que não podem ser vistas por humanos mas ainda assim conseguem ter uma forte influência sobre eles. Nisso cabe aos personagens do jogo, que são divididos em várias organizações, lutarem contra os Voids e salvar o mundo.
Esse jogo é altamente recomendável pra quem curte a série de jogos de luta Guilty Gear, é muito semelhante e ainda assim ele consegue ter as suas particularidades. Para os Trophy Hunters, vale lembrar que é um jogo de luta, e caso você não seja muito habilidoso nesse tipo de jogo, pode ser uma platina bem difícil pra você.
Earth Defense Force 2025 (PS3)
A Sony realmente tirou o mês de março pra dar jogos japoneses para o PS3, e Earth Defense Force já deve ser um título conhecido para alguns, pois ele é um clássico do PS2, mas o seu sucesso ficou concentrado apenas no Japão, aqui no ocidente pouquíssimas pessoas devem conhecer. Foi desenvolvido pela Sandlot e lançado em julho de 2013 no Japão e fevereiro de 2014 pro resto do mundo.
Earth Defense Force 2025 te coloca na pele de um soldado que pertence as tropas especiais de defesa ao nosso querido planeta Terra, e essas tropas só enfrentam coisas desumanas como aliens, robôs gigantes e tudo que os japoneses tanto gostam. Nesse título aqui, além dos alienígenas e robôs clássicos da série, prepare-se para enfrentar hordas e hordas de insetos gigantes, isso mesmo, aranhas, formigas, tudo que você pode imaginar, mas todas em tamanhos colossais, então se você tiver fobia de algum tipo de inseto, fique longe desse jogo.
Você tem a sua disposição diversas classes e veículos para eliminar os insetos do nosso mundo, cada uma com suas respectivas limitações e vantagens. O jogo possui coop local e online, então o melhor proveito que você vai tirar desse game é jogando com algum amigo em split-screen ou em coop online, e já aviso que é altamente recomendado você jogar preferencialmente com amigos porque para se ter sucesso em EDF2025 é necessário um excelente entrosamento na sua equipe, afinal o jogo não é nada fácil. Isso também vale pra quem pretende platinar ele, já deixo avisado que essa platina é quase impossível de ser obtida, então prepare-se para matar muitos aliens, robôs e insetos gigantes.
Lumo (PS Vita, PS4)
Lançado em maio de 2016 e desenvolvido pela Triple Eh?, Lumo é um jogo de plataforma com visão isométrica que tenta trazer pra nova geração um gênero de jogos a muito tempo esquecido que morreu por volta dos anos 80 e 90.
O jogo conta com mais de 400 salas a serem exploradas e muitos puzzles em vários graus de dificuldade, e apesar de ser simples, Lumo é bem charmoso e interessante, ainda mais pra quem joga videogame desde a época em que os games de plataforma isométricos estavam em alta, vai ser uma sensação nostálgica e ao mesmo tempo totalmente nova.
Lumo também possui platina e ao que tudo indica ela tem um nível mediano de dificuldade, mas isso varia totalmente na sua habilidade e raciocínio lógico na hora de resolver os puzzles, pode ser difícil pra alguns e muito fácil pra outros.
Severed (PS Vita)
Os donos de um Vita se deram bem esse mês, pois estarão recebendo o jogo Severed da Drinkbox Studios, que também é autora de Guacamelee! (o estilo de arte desses jogos não nega, é autêntico da Drinkbox e também é sensacional). Severed foi lançado para vários portáteis, mas primeiramente ao portátil da Sony em abril de 2016 e se trata de um jogo que faz total uso do Touch Screen do seu Vita, onde você o usará para vencer combates e resolver puzzles na pele da guerreira de um braço só Sasha.
Além de ser uma experiência única no portátil, Severed tem uma platina fácil, então está tudo favorável dessa vez, se você tem um PS Vita, não deixe de jogá-lo!
Então, gostou de algum? Esses são todos os 6 jogos do mês de março, onde mais uma vez os donos de um PS4 saem favorecidos com 3 deles e os demais recebem 2 títulos cada. Já tivemos meses piores, mas convenhamos que essa line-up poderia ser um pouco melhor não é mesmo? O que nos resta agora é aproveitarmos os jogos desse mês do jeito que pudermos e ficarmos no aguardo pra ver se a line-up de abril supera a atual.
A PS Store receberá uma atualização removendo os jogos de fevereiro da Instant Game Collection e adicionando os jogos desse mês no dia 7 de março.