Segundo o site Bloomberg, a Sony estaria diminuindo o foco no continente nipônico devido ao fraco desepenho das esquipes de marketing do Japão durante a fase do PlayStation 4. Devido a isso, o Japão foi colocado de lado no planejamento da promoção do PlayStation 5, de acordo com vários funcionários da empresa.
Tudo vai muito além das mudanças em apertar O para confirmar e X para cancelar, segundo o mesmo site, funcionários das equipes de suporte ao desenvolvedor da Sony no Japão estão relatando cortes de funcionários, e os contratos de vários criadores de jogos não foram renovados, e estamos falando de pessoas responsáveis por jogos como Bloodborne. Para deixar a situação ainda mais clara, dois principais eventos promocionais online do PlayStation 5 aconteceram às 5 da manhã em Tóquio, deixando quase que inviável para os japoneses poderem assistir, diferente dos consumidores do outro lado do globo.
Com a Sony investindo mais no mercado ocidental, o cenário fica perfeito para a Microsoft invadir o Japão com o seu Xbox Series S e X, deixando somente a Nintendo como forte concorrente.
Lembrando que o PlayStation 5 será lançado dia 12 de novembro em alguns países, e dia 19 de novembro para o resto do mundo com o Brasil incluso.