Iron Harvest 1920+ é um jogo desenvolvido pela King Art Games e distribuído pela Deep Silver. Existem claras inspirações de outros RTS clássicos em Iron Harvest, mas nenhuma é tão clara como Company of Heroes. Chamar o jogo de Company of Heroes com mechas é algo completamente aceitável, tamanha a similaridade entre os dois. Mas todos os recursos que imediatamente lembram Company of Heroes, não necessariamente funcionam de forma idêntica, sendo alguns melhores e outros piores.
Com exércitos de tamanho relativamente pequeno e construção de base limitada, no jogo você se concentra em capturar e controlar pontos estratégicos, bem como pontos de recursos que geram os dois recursos usados no jogo, aço e petróleo. O jogo é desafiador, mas não agitado: mesmo unidades básicas de infantaria podem demorar um pouco para se exterminar, graças a mecânica de cobertura. Passe o cursor sobre uma cobertura e você verá pontos verdes representando as posições das unidades e, uma vez que as unidades estejam atrás de uma cobertura, elas poderão trocar tiros sem serem fuziladas de cara. Pelo menos até que a cobertura seja feita em pedacinhos.
Mesmo com um pequeno número de tropas básicas, os combates têm várias considerações táticas, além de muitas explosões e fumaça. No entanto, é raro que você tenha apenas fuzileiros comuns para jogar, já que Iron Harvest oferece muitas oportunidades de especializá-los. Você poderá recrutar engenheiros, granadeiros, unidades anti-mechas e similares em seu quartel, mas também pode ter acesso a eles no campo ordenando que seus soldados coletem equipamentos de caixas de armas ou inimigos caídos, o que faz com que todo o esquadrão vire um esquadrão do equipamento selecionado. Cada encontro invariavelmente deixará cair alguma coisa, então você pode ser ágil, mudando suas táticas e reforçando seu exército no local, conforme necessitar.
Se esconder atrás de uma cobertura pode ser bem complicado em Iron Harvest. Muitas vezes minhas tropas iam para o lado errado da cobertura e acabavam de cara para um pelotão de fuzilamento inimigo. Isso acontecia bastante quando eu selecionava uma grande quantidade de esquadrões, pelo simples fato de não haver espaço para todos na cobertura. A mecânica de combate corpo a corpo existente no jogo também pode causar alguns problemas. Quando um esquadrão atrás de uma cobertura entrava em uma briga corpo a corpo, alguns soldados permaneciam na cobertura e ignoravam os ataques, mesmo quando recebiam comando para revidar.
Os mechas, talvez o maior atrativo do jogo, vem em todos os tipos e tamanhos, exercendo funções distintas que farão com que o jogador queira diversificar o seu exército de mechas. Coberturas não protegem em praticamente nada contra um mecha. Prédios e outras estruturas são completamente destruídas quando um mecha passa por elas. Para ser honesto, jogar com esses colossos é tão divertido que, assim que possível, eu esquecia completamente da infantaria e começava a jogar somente com os mechas.
Na demo disponibilizada para a nossa redação, além de parte da campanha da República da Polania, tivemos também acesso a parte da campanha do Império da Saxônia. Porém, devido a demo limitada, não é possível dizer se o jogo terá uma campanha tão boa quanto o prometido. No que foi possível jogar das campanhas disponíveis, deu para perceber que existe um potencial para uma história atraente, cheia de intrigas e com batalhas de tirar o fôlego. A versão final do jogo contará com uma campanha para cada uma das três facções do jogo, sendo elas a República da Polania, Rusviet e o Império da Saxônia.
Além da campanha, também existem missões de conflito, que podem ser jogadas contra a IA do jogo ou contra amigos e desafios, que só podem ser jogados contra a IA. O multiplayer completo, com partidas ranqueadas e tabela de classificação será incluído assim que o jogo for lançado.
Quanto aos gráficos, o jogo está muito bonito, provavelmente o jogo de RTS mais bonito atualmente. Toda a paisagem, vegetação, árvores, efeitos de destruição do mapa, esquadrões de combate e especialmente os mechas, com seus designs únicos, são cheios de detalhes cativantes que irão chamar a atenção de qualquer observador.
Iron Harvest 1920+ está planejado para ser lançado no dia 01 de setembro deste ano. O jogo está disponível para compra na pré-venda pela Steam, Epic Store e GOG, com custo de R$ 109,99 para a edição padrão e de R$ 149,99 para a edição deluxe, que inclui uma mini campanha e garante acesso a todas as novas aventuras a serem lançadas na realidade alternativa de Iron Harvest. O jogo também está planejado para ser lançado no PlayStation 4 e Xbox One, mas ainda sem preço e data de lançamento definidos para os consoles.