A review de Immortals of Aveum foi realizada por uma cópia disponibilizada pela Electronic Arts
Immortals of Aveum oferece uma abordagem única para jogos de ação e tiro em primeira pessoa, substituindo armas de fogo por feitiços desvastadores. Os jogadores exploram um vasto mundo enquanto enfrentam diversos inimigos em uma história sombria. O título traz uma abordagem distinta, mas será que vai vingar?
Uma história de guerra
Embora “Immortals of Aveum” apresente uma narrativa envolvendo uma guerra mundial chamada de “Everwar”, ela muitas vezes não se leva tão a sério, prejudicando o equilíbrio entre humor e drama.
No papel de Jak, um raro Triarca capaz de usar três tipos de magia, o jogador é recrutado pelos Immortals para enfrentar Sandrakk e suas forças. A história se desenrola em um mundo mágico, oferecendo um cenário fascinante, apesar de alguns problemas técnicos. Jak é um protagonista genérico, ele é capaz de fazer qualquer coisa, mas aparentemente não parece levar os acontecimentos da guerra a sério, já que sempre apresenta um tom de humor que não condiz com alguém que passou pelo que passou.
Os personagens do jogo são notáveis por suas animações faciais impressionantes, proporcionadas pela tecnologia atual. Isso ajuda a dar vida à história, que, apesar de suas qualidades, tende a oscilar entre momentos cativantes e momentos desequilibrados. Jak, o protagonista, pode ser considerado um personagem difícil de se gostar, o que pode impactar a imersão na trama.
Ti… Magia, porrada e bomba
A magia desempenha um papel central e muito importante em Immortals of Aveum, com diferentes tipos de feitiços à disposição dos jogadores. Contrariando as expectativas, as cores dos feitiços não correspondem diretamente a elementos naturais. O vermelho, por exemplo, não representa o fogo, mas sim um feitiço de força bruta, semelhante a um tiro de espingarda. Essa diversidade de feitiços oferece opções estratégicas interessantes para os jogadores, embora o sistema de magia possa parecer um tanto desorganizado em sua execução.
Vai levar um tempo até você se acostumar com os comandos e saber trocar de feitiços com bastante precisão. Mas quando você aprende e pega o jeito, Jak se torna quase imparável o que deixa o sentimento de diversão ainda maior.
Os inimigos do jogo têm fraquezas específicas em relação aos diferentes tipos de feitiços. Por exemplo, inimigos azuis são mais vulneráveis a feitiços azuis, e escudos podem ser quebrados com o mesmo tipo de magia. Mas, a falta de uma consistência clara nas mecânicas do jogo torna a aplicação dessas fraquezas menos previsível.
Como o combate é a parte central do jogo, vou falar mais um pouco dele. Pois, com o passar da jogatina, ele se torna mais complexo à medida que o jogo avança, com ondas de inimigos crescentes. No entanto, as limitações de movimento de Jak, juntamente com a necessidade de alternar rapidamente entre feitiços, podem tornar a experiência levemente frustrante. A falta de pontos de ancoragem para o gancho de Jak também é uma oportunidade perdida no jogo, que poderia ter enriquecido as opções de movimentação e estratégia.
Chefes e itens
Apesar de alguns desafios por conta do costume com a jogabildiade, Immortals of Aveum oferece algumas batalhas interessantes ao longo do jogo. As lutas contra chefes são divertidas, mas as batalhas contra mini-chefes se transformam em simples introduções de inimigos com maior força de combate.
A variedade de feitiços disponíveis é diversificada, com o tempo se encaixa perfeitamente no fluxo do jogo, também temos itens que no meio de tanta magia eles podem parecer pouco úteis em meio a confrontos intensos.
Um mundo para explorar
Fora dos combates, Immortals of Aveum oferece uma exploração divertida com fases muito bem projetadas para dar a sensação de que são grandes, mas sem parecer vazios. Os jogadores podem descobrir locais secretos, caminhos ocultos e resolver puzzles que dependem do uso inteligente da magia codificada por cores.
No entanto, a qualidade técnica do jogo deixa a desejar, especialmente em termos de gráficos no PlayStation 5, com baixa resolução, texturas embaçadas e alguns de anti-aliasing, e uma trilha sonora não muito empolgante, mas nada que vai estragar a experiência.
Considerações finais
Immortals of Aveum oferece momentos empolgantes em mundo mágico e jogabilidade única, mas apresenta poucos problemas técnicos e desafios de combate. A narrativa, embora tenha seus momentos, oscila entre séria demais e um protagonista genérico. No geral, o ponto forte do jogo está na experiência nova e original de um shotter sem armas.
Distribuidora: Ascendant Studios
Desenvolvedora: Eletronic Arts
Gênero: Ação e aventura
Disponível para: PlayStation 45, Xbox Series X/S, PC
Data de lançamento inicial: 26 de julho de 2023