*A análise de Hunt Showdown foi feita com uma cópia de PC (via steam), cedida pela Crytek
Hunt Showdown, novo jogo da grande Cryteck conhecida pela série Crysis e o primeiro FarCry, estava um tanto sumida nos últimos tempos, mas tudo mudou com a chegada desse novo jogo, ele traz uma mistura empolgante e apavorante de survival horror, jogo de caça e até mesmo battle royale.
Uma mistura que deu certo e faz de Hunt um dos jogos mais apavorantes desse ano!
O que aconteceu aqui?
Hunt Showdown não foca em sua história, o que é uma pena. As partidas se passam no interior pantanoso de Luisiana, nos tempos de velho-oeste, o local está devastado, várias criaturas bizarras e monstruosas tomaram conta da região. Pouco se sabe sobre o ocorrido ali, e o pouco que podemos saber é contado por pistas no mapa e pelas descrições de cada monstro no Libre de Monstrorvm.
Nossos personagens são caçadores aleatórios, com o objetivo de matar esses monstros, mas sempre com um alvo específico. Dotados de poderes místicos esses caçadores usam sua visão sombria para encontrar pistas que os levarão até seu alvo. Caso esse caçador morra antes de terminar sua missão, sua alma é levada ao inferno.
Tudo que ronda esse universo é interessante e instigante, pena que o jogo não conte com uma campanha para explorar ainda mais esse universo.
Partidas tensas
Por ser o primordialmente um jogo de tiro em primeira pessoa, Hunt Showdown tem as características básicas do gênero, como: poder carregar duas armas (uma pequena e outra grande), espaços limitados para explosivos, itens de cura, etc. Mas vamos falar dos modos de jogo e para isso devemos ressaltar os dois principais, que são:
CAÇA À RECOMPENSA, nele o nosso caçador tem a vida reduzida, e devemos explorar o mapa coletando pistas para encontrar a criatura principal. Ao todo são três pistas que devem ser achadas, ao encontrar a terceira o jogador receberá a localização de seu alvo e vai até lá, ao matar a criatura o caçador pega a recompensa e deve levá-la até o ponto de entrega mais próximo antes que o outro player o encontre e o mate! Aqui podemos jogar com o nosso personagem, com as melhorias aplicadas e usar as armas que compramos na loja, falarei mais disso logo abaixo.
JOGO RÁPIDO, aqui não temos um monstro específico, exceto matar todos os players (se você considera que um humano é um monstro, aí você tem vários para caçar). Devemos explorar o mapa, procurando por quatro pistas para poder purificar nossa alma, caso a gente não consiga tal feito a nossa alma será levada ao inferno. Simples assim. Ao encontrar a terceira pista o jogo vai revelar nossa posição aos outros jogadores, e devemos sobreviver por um tempo até nossa alma ficar purificada. Aqui não jogamos com nosso personagem e nem com nossas armas, mas podemos selecionar algum caçador aleatório e seu tipo de arma.
Os dois modos são bem empolgantes e recheados de monstros que querem te matar, e por falar em morte, caso você morra no modo Caça à Recompensa seu personagem e equipamentos serão perdidos para sempre, mas não se preocupe, pois a experiência que você tem é mantida, sendo salva em sua Linhagem.
Para impedir que seu personagem morra com tanta facilidade, devemos escolher bem o que devemos evoluir no menu de Melhoramento.
Gastando Dinheiro
Ao final de cada missão recebemos experiência e dinheiro (ou Hunt Dollars) de acordo com suas ações durante a partida, o dinheiro pode ser gasto para comprar as melhores armas a medida que você vai desbloqueando ao evoluir seu grau. Também podemos comprar mais personagens. Entretanto, tudo isso serve apenas para o modo Caça à Recompensa, pois aqui é onde usamos nosso personagem e nossas armas, e podemos perder tudo isso se morrermos durante a partida (como dito mais ali em cima).
Ganhar as Hunt Dollars não é algo difícil, então perder um personagem vai te penalizar, mas nada que algumas horas de jogatina não te coloque no mesmo lugar de novo. Mesmo assim cuidado, pois uma coisa é perder um personagem com 3 horas de jogo e outra coisa é perder um com 10 horas de jogo.
Ambientação aterrorizante
Hunt Showdown tem gráficos lindos, o design de criaturas são um tanto originais ao apresentar uma criatura que tem uma colmeia saído de seu estômago e abrindo sua coluna, outra criatura enorme que é surda e muda, mas consegue se localizar com seus vermes gigantes no chão, ou outra que tem uma couraça tão forte que vai levar quase toda sua munição embora, sem mencionar os cachorros que te matam com duas rápidas mordidas, e as outras criaturas que compões um cenário digno dos melhores filmes de terror. Acredito que a equipe de criação se inspirou um tanto em Resident Evil 7 e Bruxa de Blair para a criação dos mapas.
Mas não são só gráficos que merecem elogios, sei que já virou moda fazer esse tipo de elogio a um jogo que acerta em sua ambientação e imersão, mas aqui também a trilha sonora é impecável. As partidas são conduzidas por grunhidos de monstros e animais por todos o cantos e sons de tiros que indicam a presença de um outro jogador passando por apuros um pouco distante. Ao andar dentro de uma casa devemos ter cuidado, pois ao pisar nos cacos de vidro podemos fazer barulho e chamar a atenção das criaturas, ao passar pelos corvos eles voam para longe fazendo bastante barulho e entregando nossa posição, assim como ao passar perto de algum cavalo ferido.
Nem tudo é perfeito
Mesmo com um único mapa, mas com biomas (sempre quis usar essa palavra e espero que tenha usado de forma correta) diferentes, as partidas de Hunt Showdown não são repetitivas e muito menos cansativas. É muita mais fácil você parar de jogar por sentir medo, ou algum desconforto psicológico do que por cansaço ou tédio. Porém, as partidas demoram para começar.
O jogo requer uma boa conexão com a internet, pois texturas carregando e problemas de baixo ping são recorrentes em conexões e computadores mais fracos.
Seu menu também é cheio de informações e deixa qualquer um perdido em uma primeira viagem. Eu joguei algumas horas e ainda tem coisa que eu não sei para o que serve.
Considerações Finais
Hunt Showdown é um excelente jogo de tiro, jogar com mais um amigo deixa cada partida ainda mais divertida. A ambientação é uma das melhores de seu gênero, deixando cada partida única. O universo criado ao redor do jogo poderia ser mais explorado, mas esse não é o foco. Pena que quem tem computadores mais modestos vai penar um pouco para conseguir rodar esse título.
Desenvolvedor: Crytek
Gênero: Survival horror, fps
Disponível para: PlayStation 4, Xbox One e PC
Data de lançamento da campanha: 22 de fevereiro de 2018