*Queremos agradecer a Sony PlayStation por nos enviar uma cópia digital do jogo Horizon Zero Dawn Complete Edition para PC (via steam)
Já faz alguns dias que Horizon Zero Dawn chegou aos PCs, um grande exclusivo da Sony, e que na época de seu anuncio em uma outra plataforma já começou a causar murmurinhos entre a comunidade gamer, pois geraram dúvidas se outros exclusivos poderia chegar aos PCs, mas sabemos que isso não aconteceu e somente Death Stranding e agora Horizon foram lançados fora do Playstation 4.
Agora nos PCs
Antes, gostaria de deixar claro que Esta review é mais focada no desempenho do jogo no PC, visto que sua história é a mesma da versão para o console da Sony. Mas em resumo, para quem não conhece, a história de Horizon Zero Dawn se passa em um mundo pós-apocalíptico, em que as máquinas animalescas tomaram a terra e os humanos foram forçados a uma vida pautada pela sobrevivência após um retrocesso tecnológico gigantesco, passando a não ser a espécie predominante. No jogo controlamos Aloy, a exilada, e temos como objetivo descobrir o passado da protagonista e porque um misterioso grupo quer dar fim a vida dela.
O enredo é desenvolvido igual aos RPGs de mundo aberto que conhecemos, divididos em missões secundárias, principais e pequenas tarefas que dão boas recompensas para quem as concluir, como por exemplo as tarefas de caça. O diferencial de Horizon é o fato dele não se passar em um universo de fantasia medieval, ou no presente, ou em um futuro high-tech, mas sim em um universo pós-apocalítico, onde matamos dinossauros-robôs com arco-flecha… e se essa frase não te fez comprar o jogo, então não sei o que poderia te ajudar a comprar, talvez esperar uma promoção, já que ele ainda está muito caro.
Além do Horizonte do PS4
Jogando no PC podemos ver grandes melhorias de desempenho, mas não diria tanto de texturas. Uma das principais melhorias são os fps, nos consoles, pelos menos no PS4 base, ficamos preso aos 30 fps, ou menos além de loadings demorados. Mas na versão de PC, o céu é o limite… mentira, seu hardware será o limite, podendo muito bem passar dos 60 fps, claro se a otimização ajudasse (já chego nessa parte).
As opções de customização dos gráficos também ajudam a adaptar o jogo para hardwares mais modestos, mas lembre-se de ver se seu PC atende pelo menos aos requisitos mínimos. Para quem não tem paciência de mexer em cada item na hora de ajustas as configurações gráficas e de desempenho, Horizon já deixa alguns modos pré-definidos, bata apenas você escolher se quer uma performance melhor, gráficos bonitos, etc.
O jogo também tem suporte ao Ultrawide, então se prepare para tirar boas fotos em resoluções fantásticas, ativando o HDR e usando tudo que a tecnologia das placas de vídeo mais modernas tem a oferecer, exceto o ray-tracing. Ao contrário do que muitos pensavam, o jogo não traz suporte a essa tecnologia, mas acredite, com um PC robusto você vai rodar o jogo melhor que em um PS4 Pro.
Ou talvez não, pois usando um PC forte (RTX 2070, com um processador Ryzen 7 3800x), o jogo apresentou quedas de frame, mesmo com as configurações altas ou mínimas. Constantemente partes dos cenários era carregada na nossa frente e o drawdistance incomoda bastante, olhamos para fundo no horizonte e vemos gráficos datados e questionáveis, enquanto andamos até ele o cenário vai sem sendo carregado a distância.
Vale lembrar que alguns PCs tiveram problemas de desempenho por não terem uma placa de vídeo com a tecnologia RTX. Entretanto, esse problema parece que foi resolvido. Vi relatos de jogos crachando e pessoas sendo obrigadas a reiniciarem o computador, isso não aconteceu enquanto eu realizava a análise, o que realmente incomodou foi o drawdistance e as quedas de fps… além dos cortes bruscos entre as cutscenes e o gameplay
Por isso justifico minha nota 8 para os gráficos, mesmo querendo dar um 10 para esse quesito. Pois ideia do jogo é original, cenários fantásticos, um excelente jogo de luz e sombra ajuda a maquiar alguns problemas, o desing dos personagens é incrível e a maneira como as criaturas foram concebidas foi espetacular, tanto em seu desgin, como em gráfico e movimentos. Entretanto, a má otimização atrapalha, principalmente em computadores mais modestos ou quem busca jogar em um nível alto e constante de fps. Não vai estragar a experiência, mas poderiam ter melhorado mais.
O Desafio continua
Horizon Zero Dawn traz a mesma dificuldade e jogabilidade que temos no Playstation 4, e se funcionava lá, aqui também funciona. Devemos coletar itens e matar monstros mecânicos para aprimorar equipamentos e criar munição, ter uma boa estratégia na hora da caça, e ter cuidado para não ficar cercado de inimigos. Mesmo para quem joga no fácil, ficar cercado pode ser fatal!
Em suma é o mesmo jogo que vimos no Playstation 4, entretanto com tecnologias gráficas mais aprimoradas que ajuda a dar um novo ar para o título em outra plataforma.
Considerações Finais
Horizon Zero Dawn foi a nova jogada da Sony em lançar um exclusivo para outra plataforma, mas mesmo sendo a versão completa, trazendo todas as DLCs, ela obteve excito? Difícil dizer, pois o jogo é espetacular, jogabilidade, exploração, trilha sonora, imersão, mas a otimização para PC deixa a desejar em alguns aspectos, ou vários aspectos dependendo das configurações da sua máquina.
Distribuidora: Playstation Mobile
Desenvolvedor: Guerrila
Gênero: Ação e RPG
Disponível para: PC
Data de lançamento inicial: 7 de agosto de 2020