A trilogia do Homem-Aranha de Sam Raimi no início dos anos 2000, estrelada por Tobey Maguire como o herói titular e Kirsten Dunst como Mary Jane. Os três filmes são lembrados como uma contribuição heroica para o gênero de super-herói. O novo livro de Mark Edlitz, “Movies Go Fourth“, e a matéria do Collider, revelam muitas histórias e o que poderia ter acontecido em relação ao quarto filme do cabeça de teia. É uma espécie de carta de amor ao quarto filme: o bom, o ruim, o feio e os projetos não realizados, como contado pelas mentes criativas por trás deles.
Hoje em dia não é segredo que Raimi não tem muito carinho por Homem-Aranha 3, chegando a classificá-lo como “terrível”. Ele nunca teve a intenção de incluir o Venom no filme, preferindo supostamente que o filme apresentasse apenas dois vilões, o Homem-Areia e o Abutre. No entanto, o Venom tinha uma grande base de fãs, muitos dos quais eram mais jovens. Fãs mais jovens significavam potencial para mais vendas de mercadorias, então a integridade artística que se dane. A Sony queria incluir o personagem em Homem-Aranha 3 e, no final das contas, forçou a mão de Raimi. O resultado foi um filme mais fraco do que o planejado para a franquia, com Raimi tendo que encaixar um personagem que ele sabia pouco e pelo qual se importava ainda menos. No entanto, o filme rendeu uma fortuna para a Sony, chegando perto de 900 milhões de dólares. Então, Homem-Aranha 4 era óbvio, e Raimi, apesar de suas questões com o terceiro filme, já havia começado a pré-produção para o quarto filme.
Quem era o Abutre?
No livro “Movies Go Fourth”, Edlitz entrevistou o renomado artista de storyboard Jeffrey Henderson, que trabalhou intimamente com Raimi na pré-produção de Homem-Aranha 4, contando a história dos bastidores do filme não realizado. Henderson foi contratado por Raimi para o filme e, conforme Henderson relata, em uma de suas primeiras reuniões, Raimi estava explicando a história e atuando o roteiro com bonecos de ação. Raimi estava tão empolgado com o projeto quanto qualquer pessoa relacionada a ele, incluindo o diretor de produção Dennis Gassner, ele teria permissão para fazer o filme do jeito que queria.
O vilão do filme estava programado para ser o Abutre, e Raimi abordou Ben Kingsley para o papel. No entanto, o personagem seria assumido por outro ator, Abutre seria: John Malkovich. O vilão teria uma filha que desempenharia um papel importante na história, e embora esse papel não tenha sido escalado antes do cancelamento do projeto, vários nomes de destaque estavam ligados a ele. Kate Beckinsale e Anne Hathaway estavam entre os primeiros candidatos, com Beckinsale até fazendo uma leitura de roteiro com Tobey Maguire. No entanto, Raimi estava inclinado a escolher Angelina Jolie, e embora não haja informação sobre quem era a finalista, Henderson recebeu instruções para usar Angelina Jolie em seus storyboards.
É claro que não pode haver um filme de Raimi sem uma participação especial de Bruce Campbell, e Homem-Aranha 4 tinha algumas ideias brilhantes para o amado ator. As duas cenas descritas tornam o fato de o filme não ter sido feito ainda mais doloroso. A primeira seria parte de uma montagem do Homem-Aranha capturando vilões como o Consertador, o Prowler, o Stilt-Man e o Rino (que seria um sujeito com uma fantasia de Rinoceronte brega, e não a estranha armadura de batalha blindada de Paul Giamatti). Finalmente, o Homem-Aranha levaria Mystério para a delegacia de polícia, e ao tirar o capacete de peixe, ele se revelaria como Campbell, gritando: “Eu vou te pegar, Homem-Aranha!” A segunda opção era ainda melhor. Peter aparece na casa da Tia May (Rosemary Harris) para o jantar. Ele bate na porta, e May atende, dizendo: “Oh, Peter, eu esqueci completamente que era hoje à noite.” Ele diz: “Está tudo bem, Tia May,” enquanto se empurra pela porta, e lá está Bruce Campbell, talvez flertando com a Tia May.
Por que Raimi desistiu do filme?
Sem revelar muitos spoilers do relato de Henderson, o filme começa com o Abutre, um soldado das Operações Especiais, sendo enviado para a prisão. Enquanto isso, Peter está desfrutando de sua vida como o Homem-Aranha, sentindo-se à vontade com sua vida de herói e vida pessoal pela primeira vez. Mas o Abutre não pode ser mantido na prisão por muito tempo, escapa e se mostra uma ameaça aterrorizante, que o Homem-Aranha precisa deter. A segunda metade do filme segue reviravoltas até o seu desfecho, um final inesperado que encerra de forma definitiva a narrativa do Homem-Aranha de Raimi.
Algumas das primeiras versões incluíam o Lagarto, trazendo o aguardado arco de Dylan Baker como Dr. Curt Connors ao ciclo completo, mas isso foi abandonado após a lição do terceiro filme ter sido aprendida: “muitos vilões em um filme não garantem sucesso”. A Sony pode ter aprendido essa lição específica, mas mesmo assim não deixou de mandar no filme. Segundo o livro, a Sony insistindo em uma data de lançamento marcada para 2011. Na metade do processo, a Sony determinou que o filme seria em 3D, procurando aproveitar a tendência de “Avatar” de 2009, até mesmo pressionando Raimi para uma reunião com James Cameron para consultoria sobre 3D. Raimi hesitou, afirmando que nunca havia filmado em 3D antes e que seria algo que ele teria que planejar antes da pré-produção. A visão de Raimi para o filme já estava apertada para cumprir a data de lançamento da Sony sem adicionar o elemento 3D. Estava se transformando em outra batalha de integridade artística contra os caprichos do estúdio, e Raimi não iria lutar essa batalha pela segunda vez. Apesar de milhões de dólares já terem sido gastos, cenários já estarem sendo construídos e o elenco em grande parte definido, Raimi desistiu, e Homem-Aranha 4 foi cancelado.