Em entrevista ao denfaminicogamer, o game designer Hideki Kamiya revelou os detalhes por trás da sua saída da PlatinumGames e da criação do seu novo estúdio, o Clovers. Anteriormente vice-presidente da Platinum, Kamiya deixou a companhia repentinamente em outubro de 2023.
“Se eu continuasse trabalhando lá, meu espírito artístico morreria. Como vice-presidente, eu entendo a lógica de como a PlatinumGames funciona, mas como o indivíduo Hideki Kamiya, não consegui me adaptar àquela filosofia” explicou o dev. Usando uma analogia, ele classificou o CEO do estúdio, Atsushi Inaba, como o cérebro da companhia, enquanto ele era os músculos.
“Os sinais recebidos do cérebro são essenciais para os músculos. Eu recebia esses sinais, confiava neles e trabalhava para maximizar minhas forças. Contudo, se tratando do futuro da Platinum com Inaba no comando, não consegui mais depositar minhas energias e exercer minha função de músculos”.
Apesar dos comentários serem um tanto vagos, tudo indica que o principal motivo da sua saída se deu por questões de confiança – além de desentendimentos com o CEO do estúdio. Por questões contratuais, Kamiya precisou ficar afastado da sua carreira por aproximadamente um ano, sem a possibilidade de ser contratado por outra empresa ou abrir sua própria companhia.
Agora, ele acaba de revelar ao mundo seu novo estúdio: o Clovers, que claramente cria uma ponte com o antigo Clover Studio, do qual chefiou e desenvolveu diversos projetos para a Capcom no passado. Kamiya está liderando o Clovers ao lado de outro ex-funcionário da PlatinumGames, Kaneto Koyama, onde juntos terão mais liberdade criativa.
O primeiro projeto confirmado do Clovers será a sequência de Okami, clássico cult do PS2 lançado em 2006 em parceria com a Capcom. Esse jogo também marca o retorno da parceria de Kamiya com a Capcom; na época do Clover Studio, cinco jogos foram lançados dessa aliança: Viewtiful Joe, Viewtiful Joe 2, Viewtiful Joe: Red Hot Rumble, Okami e God Hand.