O review de GTA The Trilogy – The Definitive Edition foi realizado com uma cópia do jogo disponibilizada pela Rockstar Games.
Grand Theft Auto: The Trilogy foi anunciando de surpresa e chamou a atenção de muita gente. Alguns acreditavam que poderia dar certo, já que vivemos de uma grande leva de remasteres que conseguiram agradar tanto aos fãs antigos quanto novos. Afinal de contas, estamos falando da Rockstar Games , aquela que trouxe GTA V e Red Dead Redemption 2, cuidando do remaster de três jogos que foram pilares importantes da geração em que foram lançados, jogos que criaram uma fanbase gigante (principalmente aqui no Brasil), jogos que fizeram a Rockstar ser o que ela é hoje. Então o que poderia dar errado, não é mesmo?
Remaster de jogo muito antigo não dá certo
Grand Theft Auto: The Trilogy, ou GTA The Trilogy para os íntimos, traz as versões remasterizadas de GTA III, GTA Vice City e GTA San Andreas, todos (talvez exceto pelo GTA III) foram porcamente remasterizados pela Grove Street Games, fazendo parecer que ninguém da Rockstar chegou a testar o jogo para averiguar a qualidade do produto.
A função de um remaster é atualizar um jogo antigo para a geração atual, melhorando o gráfico, tanto em textura quanto em resolução, lapidando melhor a jogabilidade e mantendo os elementos do original.
Em jogabilidade, pode-se dizer que GTA Trilogy até acerta. As alterações e adições em sua jogabilidade são bem-vindas. A roda de armas ajuda no dinamismo na hora de troca-las; marcar o caminho no mapa deixa mais fácil chegar aos locais de missões; save-automático é bastante últil também, pois tira a necessidade de ter que ir salvar em pontos específicos a todo momento. Entretanto, a jogabilidade dos veículos continua uma bagunça, como era antigamente, mas atualizar os comandos de direção para os gatilhos deixa tudo familiar aos padrões de hoje. Sem falar na inteligência artificial dos pedestres que muitas vezes saltam em cima de seu carro para tentar escapar do mesmo. Mas um porém aqui, isso não incomoda e ao meu ver é até charmoso e nostálgico manter essa inteligência artificial mais antiga usada nos originais.
Além disso, todos os três jogos estão em PT-BR o que vai ajudar a entender melhor a história.
Falando do Visual
Aqui é onde GTA Trilogy começa com os seus erros. Fazer um remaster de um jogo tão antigo é complicado e por isso muitas empresas optam por remakes. Pegar os gráficos dos GTAs clássicos da 6ª geração (que não eram um primor nesse quesito) e simplesmente melhorar os polígonos e a resolução causam uma efeito estranho hoje em dia, os personagens parecem não condizer com o ambiente onde estão, pois os cenários são bonitos e bem texturizados, já as pessoas parecem bonecos de plástico de um jogo indie desconhecido. Vale lembrar que até as figuras desproporcionais da época do jogo continuam desproporcionais hoje o que gerou uma série de memes na internet.
Além disso, muitos personagens importantes foram completamente descaracterizados nesse remaster, dando a aparência de mais novos ou simplesmente alterando completamente sua fisionomia e design para pior.
GTA San Andreas sofre mais com essa remodelação, pois além de seus personagens descaracterizados, podemos ver pontos distantes do mapa que antes eram escondidos pela névoa do jogo original, assim temos a impressão de que o mapa está muito menor.
Para não continuar tacando pedra na parte gráfica, a iluminação teve uma grande melhora, principalmente no que se refere ao brilho das luzes. Andar pelas cidades a noite é divertido, principalmente em GTA III.
Cadê os Bugs?
Confesso que ao jogar GTA The Trilogy estava esperando uma série de bugs como eram divulgados na época de seu lançamento, como os personagens sendo atropelados durante as ctuscenes porque algum carro não deveria esta passando ali naquele momento. Infelizmente (ou felizmente) não presenciei nenhum bug que atrapalhasse a gameplay.
Entretanto, o jogo apresentava quedas de fps constantemente, em GTA Vice City chegavam a incomodar a queda brusca de desempenho. Já em San Andreas o áudio estava com uma qualidade ruim, como se simplesmente tivessem retirado o arquivo do jogo original e lançado aqui.
O Que Ficou de Fora
Em um remaster espera-se que melhorem o que já tem e até adicionar alguma coisa ou outra para melhorar a jogabilidade do título nas novas plataformas. Em GTA The Trilogy eles fizeram o contrário.
Músicas ficaram de fora das rádios, e o clássico modo multiplayer em San Andreas não existe mais.
Considerações Finais
GTA The Trilogy é um remaster que ninguém pediu, ninguém esperava e mesmo assim decepcionou todo mundo. As atualizações na jogabilidade são bem vindas, mas de resto o jogo vai desagradar os fãs antigos com certeza vai espantar os novos que conheceram a franquia a partir de GTA V, seja pelos bugs apresentados em outras plataformas ou pelo péssimo acabamento feito no jogo.
Distribuidora: Rockstar Games
Desenvolvedor: Grove Street Games
Gênero: Ação, mundo aberto
Disponível para: Xbox One S/X, Xbox Series S/X, PlayStation 4, PlayStation 5, Nintendo Switch e PC.
Data de lançamento inicial: 11 de novembro de 2021