A remasterização da clássica trilogia de GTA do PS2 está longe de ser um dos trabalhos mais populares da Rockstar Games. Grand Theft Auto: The Trilogy – The Definitive Edition resgatou GTA 3, Vice City e San Andreas com um visual repaginado, mas o excesso de bugs e filtros questionáveis acabou prejudicando a recepção do pacote.
Três anos após seu lançamento, a Rockstar decidiu consertar a parte estética de surpresa através de um novo patch, que foi disponibilizado na última terça (12) para PS5, Xbox Series e PC. A principal novidade fica a cargo dos filtros e dos efeitos de iluminação, que agora estão mais fieis aos títulos originais. Antes, os jogos utilizavam filtros muito claros que sacrificavam parte da sua identidade visual, como no caso do San Andreas, que tinha cores bem quentes.
Agora já é possível rejogá-los com um visual bem mais próximo do que tínhamos no PS2 e usufruir de outros efeitos estéticos, como fogo e chuva mais realistas, além de animações aprimoradas em pequenos detalhes – como no estilhaçar de vidro, por exemplo. Grande parte dos bugs vistos no lançamento foram corrigidos com o passar do tempo, então agora pode-se dizer que GTA: The Trilogy está em sua melhor forma.
O único problema é que algumas plataformas foram deixadas de fora dessa última atualização – e ainda não houve confirmação se elas realmente receberão o patch. Quem optar por jogar no PS4, Xbox One, Switch ou plataformas mobile não terá acesso a essas mudanças visuais, até o presente momento.