No dia 12 de dezembro, o Google vai realizar o primeiro Play On Challenge no Brasil, um torneio de e-sports que reúne competidores profissionais e YouTubers do segmento. O jogo escolhido para a primeira edição latino-americana do evento é o Garena Free Fire, game mobile mais baixado dos primeiros nove meses de 2020, segundo o site Sensor Tower.
A disputa, que será transmitida a partir das 14h horas no canal Free Fire Brasil, terá a participação de influenciadores gamers conhecidos do público, como Nobru, que possui mais de 11 milhões de inscritos em seu canal do YouTube, e Cerol, com 5 milhões de inscritos. Ao todo, serão formadas 12 equipes com 4 integrantes cada, totalizando 48 jogadores, a maioria deles jogando junto pela primeira vez no Play On Challenge.
Para formar os times, Google e Garena utilizaram critérios de diversidade regional, gênero e raça. Segundo Daniel Trócoli, Gerente de Parcerias Estratégicas do Google, os games têm atraído pessoas das mais diversas localidades do País, além de se tornarem agentes relevantes de mudanças sociais. “Buscamos reunir uma comunidade de jogadores que representasse a diversidade do público do jogo pelo país”, afirma Trócoli.
“Estamos muito animados por ter um evento em parceria com o Google Brasil e também por poder entregar uma experiência incrível aos nossos jogadores e fãs do Free Fire, sendo eles os mais apaixonados que temos no mundo dos esportes eletrônicos”, completa Fernando Mazza, Head de Operações da Garena Brasil.
No YouTube, mais de 35 milhões de canais publicaram ao menos um vídeo de games em 2019, e é cada vez maior o interesse dos brasileiros por esportes eletrônicos. Em 2020, com as medidas de distanciamento social impostas pela pandemia da COVID-19, as pessoas passaram a jogar ainda mais. Aqueles que não jogam de forma profissional assistem a lives, vídeos e competições ao vivo. Dentre os jogos mais adorados pelos brasileiros está o Free Fire. Dos canais lançados em 2019 no Brasil e que mais cresceram no ano, 9 são canais com conteúdos relacionados ao jogo. Outra amostra do aumento da adesão dos brasileiros ao mundo dos games são as transmissões ao vivo. Em 2019, o Mundial de Free Fire atingiu um pico de 1,2 milhão de espectadores simultâneos, a maior audiência do ano na plataforma, e teve uma equipe brasileira como campeã. Já este ano, a temporada 2020 da Liga Brasileira de Free Fire teve um aumento de 107% em espectadores simultâneos por partida, se comparada com a audiência da liga equivalente em 2019.