Quando me lembro de God Eater sempre me vem a cabeça o Monster Hunter com traços de anime. Alguns anos atrás, isso não significa muito, mas depois de experimentar o Monster Hunter World no ano passado, meu interesse em jogos similares subiu bastante. Ainda assim, embora existam alguns jogos de God Eater, mas nunca havia jogado. Felizmente, God Eater 3, o primeiro projetado para consoles domésticos, chega para provar que a série vale uma chance, mesmo que você não tenha jogado os dois jogos anteriores.
Em God Eater 3, o jogador assume o papel de um God Eater, uma criança dotada de habilidades únicas que os tornam o soldado perfeito na guerra contra os destrutivos Aragami (monstros gigantes). Verdade seja dita, suas habilidades são na verdade mais uma maldição que um presente, já que a imbuição de um pouco do poder do Aragami em um humano tem efeitos colaterais perturbadores e dolorosos. Além disso, o governo não dá a esses novos soldados (oficialmente apelidados de Deus Adaptativo, ou AGEs) qualquer liberdade, forçando-os a uma espécie de escravidão onde eles lutam contra as feras durante o dia e esperam em uma cela com outros AGEs a noite. Mas depois que uma tempestade de cinzas destrói a instalação que abriga o personagem principal e seus amigos, eles finalmente têm a liberdade que sempre desejaram.
God Eater 3 apresenta um criador de personagens que é muito divertido, permitindo uma variedade limitada mas distinta de escolhas. Seu personagem pode ter qualquer cor de cabelo que escolher, além de tapa-olhos, arcos e até mesmo orelhas de coelho para adornar a cabeça. Seu protagonista silencioso rapidamente faz amizade com Hugo, o líder dos AGEs. Ele esta presente em grande parte dos diálogos, ajudando os jogadores em algumas pequenas missões tutoriais. E fazem o seu melhor para explicar a tradição e a jogabilidade deste mundo pós-apocalíptico.
O ciclo de jogo de God Eater 3 é exatamente o que você espera: sair em uma missão, matar um ou mais monstros grandes (Aragami), reunir materiais para melhorar suas armas e repetir. Os níveis são pequenos e não têm muita coisa acontecendo. Na verdade, você lutará no mesmo punhado de mapas repetidas vezes, o que pode ser repetitivo, mas também dá um ritmo rápido às lutas. Você pode terminar uma missão em menos de três minutos, se você for bom o suficiente, enquanto os mais longos não devem levar mais de dez minutos.
O Aragami vem em diferentes formas e tamanhos e com cada um vem diferentes estilos de luta. Alguns gostam de atacar você, alguns gostam de atirar projéteis e outros gostam de voar e atacar. Cada um tem seu próprio desafio, mas quando você entende o padrão de ataque, fica um pouco mais fácil.
No entanto, enquanto os monstros em Monster Hunter tendem a sair para outra área para reagrupar os Aragami em God Eater 3 , não costumam fazer isso e é por isso que não se perde muito tempo. Você provavelmente verá um Aragami sair para outra área para tentar curar uma vez em uma batalha, mas os estágios não são grandes o suficiente para se perderem, especialmente quando o mini mapa lhe diz onde eles estão. Lave, repita e complete a missão.
God Eater 3 é um RPG de ação simples e divertido que é melhor jogado com os amigos. Se você é um fã da estética do anime e mecânica semelhante ao Monster Hunter esse é o jogo certo para você.