A review de Ghost of Tsushima (PC) foi realizada com uma cópia cedida pela PlayStation
A fórmula de mundo aberto, inicialmente lançada pela Ubisoft com Assassin’s Creed e popularizada com Far Cry 3, tem sido criticada por se tornar bastante repetitiva. Contudo, e se um estúdio diferente aprimorasse essa fórmula, oferecendo uma experiência mais polida que respeita o tempo do jogador e recompensa a exploração de forma adequada? Para muitos, é isso que fez de Ghost of Tsushima um jogo tão divertido.
Com 4 anos desde o lançamento no PlayStation 4, 10 milhões de cópias vendidas e um pacote de expansão, Ghost of Tsushima finalmente está disponível para jogadores de PC.
A saga do samurai
Entre o lançamento inicial de Ghost of Tsushima e sua estreia no PC, muito se discutiu sobre sua história e personagens. O jogo apresenta uma narrativa bem escrita, com personagens cativantes. A estrutura de três atos, com introdução, confronto e resolução, é marcada por momentos emocionantes e impactantes, suportados por uma excelente dublagem em português e valores de produção sólidos nas cenas cinematográficas. Inspirado em filmes de samurais japoneses, a jornada do protagonista Jin Sakai é contada com uma narrativa cinematográfica elegante. Cada missão começa com um título que remete ao cinema japonês clássico, e o modo “Kurosawa” transforma o visual do jogo em um filme de samurai.
Além disso, a versão Director’s Cut, que foi a lançada para PC, inclui a expansão Iki Island, que explora de forma mais sombria os conflitos internos e externos de Jin. O jogo também oferece um modo cooperativo que é bem básico, mas mesmo assim divertido, chamado de Legends, que é gratuito e possui sua própria progressão, separada do jogo base.
Explorando a ilha de Tsushima
Como dito na introdução, Ghost of Tsushima pegou a fórmula de mundo aberto da Ubisoft e a aperfeiçoou. Comparar o jogo a uma versão japonesa de Assassin’s Creed não é um demérito; na verdade, é um elogio. Ao contrário de muitos jogos de mundo aberto que sobrecarregam o jogador com colecionáveis e tarefas repetitivas, Tsushima integra de forma orgânica as atividades de mundo aberto com uma exploração gratificante. Utilizando uma HUD minimalista, o jogo guia o jogador através de sopros de vento, raposas amigáveis, vagalumes (o Joel não pode ver isso!) e pássaros amarelos que sempre vão indicar algo a ser encontrado. As recompensas pelas atividades, como compor Haikus, descansar em fontes termais, testar habilidades com a espada, libertar postos avançados e encontrar acampamentos amigáveis, são valiosas, oferecendo novos equipamentos, XP e materiais de criação.
A jogabilidade permite dois estilos principais: o nobre espadachim ou o vingativo fantasma, refletindo o dilema de Jin em manter a honra samurai. O combate e a furtividade são relativamente simples, mas apresentados de forma estilosa, com controles precisos e animações fluidas. O jogo gradualmente introduz novas posturas de espadachim, ferramentas de furtividade, movimentos e habilidades passivas, resultando em uma fantasia de poder com katana.
Desempenho honrado
Ghost of Tsushima é um dos jogos mais bonitos já feitos, mesmo não alcançando a fidelidade visual de títulos mais recentes como Horizon: Forbidden West. O design artístico é mágico, com iluminação dinâmica, sistema climático e uma paleta de cores rica que resultam em cenas dignas de captura de tela, mostrando que não é necessário gráficos super realistas para encantar aos olhos, mas sim uma excelente direção de arte. O modo foto robusto permite aos jogadores ajustar praticamente tudo, aprimorando ainda mais a experiência visual.
A versão para PC, portada pelo estúdio Nixxes, oferece uma série de configurações gráficas, como de costume. Há também um controle deslizante de Campo de Visão e suporte para técnicas de upscaling como DLSS, FSR e XeSS. O jogo roda de forma excepcional, mesmo em PCs de desempenho mediano. Em uma RTX 2070, o jogo alcança 60 fps em 1080p com configurações altas.
Consideração finais
Ghost of Tsushima para PC é uma excelente adição à biblioteca de qualquer jogador. Com uma narrativa cativante, jogabilidade refinada, visuais deslumbrantes e um desempenho sólido no PC, o jogo oferece uma experiência completa e envolvente. Ghost of Tsushima é uma obra-prima que merece ser experimentada por todos os fãs de jogos de mundo aberto e narrativas cinematográficas.
Distribuidora: PlayStation PC LLC
Desenvolvedor: Sucker Punch Productions e Nixxes Software
Gênero: RPG, ação e aventura
Disponível para: PC.
Data de lançamento inicial: 16 de maio de 2024