Em uma postagem em seu LinkedIn pessoal, o co-fundador da Naughty Dog, Andy Gavin, revelou os motivos que levaram o estúdio a ser vendido para a Sony. Segundo Gavin, a principal razão se deve aos altos custos de produção, que já estavam aumentando significativamente naquela época.
A Sony adquiriu a Naughty Dog em 2001 e hoje o estúdio representa um dos principais nomes do grupo PlayStation. A venda da companhia foi uma forma de garantir que ela tivesse os recursos necessários para continuar produzindo jogos AAA no futuro.
Confira a declaração completa de Andy Gavin a respeito do assunto:
“Por que eu vendi a Naughty Dog? Essa é uma pergunta que já me fizeram incontáveis vezes. A resposta é simples: os orçamentos dispararam.
Quando fundamos a Naughty Dog nos anos 1980, as despesas para o desenvolvimento de games eram contornáveis. Nós iniciávamos tudo e depois usávamos os lucros do jogo anterior para criar o próximo. Nossos primeiros títulos custaram menos de 50 mil dólares para serem feitos.
Rings of Power (88-91) aumentou para cerca de 100 mil dólares, mas faturou um pouco mais do que isso na receita após impostos de 1992. Em 1993, nós usamos aqueles 100 mil do Rings para financiar Way of the Warrior.
Contudo, Crash Bandicoot (94-96) nos custou 1.6 milhão em produção. Quando fizemos Jak and Daxter (99-01), o orçamento saltou para a marca dos 15 milhões. Em 2004, o custo de jogos AAA como Jak 3 ficava entre 45 e 50 milhões- e continuaram aumentando desde então.
Lá em 2000, nós ainda financiávamos todos os nossos projetos; o estresse de arcar com esses orçamentos crescentes de forma independente era enorme. Não era somente conosco, isso foi (e ainda é) um problema sistêmico da bolha AAA. Os desenvolvedores quase nunca possuem os recursos para financiar seus próprios jogos, o que dá às publishers uma enorme vantagem.“
Desde que foi adquirida pela Sony, a Naughty Dog continuou criando franquias de sucesso, como Uncharted e The Last of Us. Seu próximo jogo, intitulado Intergalactic: The Heretic Prophet, será uma IP inédita e por enquanto segue apenas com um trailer cinemático revelado.