Em entrevista ao Anime News Network, o produtor da franquia Final Fantasy, Yoshinori Kitase, garantiu que a última parte do remake do VII “não trairá os fãs”. A afirmação parte de um questionamento sobre o quanto a história poderá ser alterada no terceiro capítulo da trilogia, levando em consideração os acontecimentos de Final Fantasy VII Rebirth.
Lançado em 2020, Final Fantasy VII Remake criou grandes expectativas e especulações a respeito do quão radicalmente a história do original de 1997 seria alterada. Em 2024, sua sequência Rebirth acabou se mostrando bastante fiel ao material original, mas trouxe um final bem controverso que gerou reações mistas na imprensa e público.
Na mesma entrevista, o diretor de Final Fantasy VII Rebirth, Naoki Hamaguchi, comentou que foi decisão dos desenvolvedores incluir cenas que geram debates ao final de cada parte do remake. “Se tratando da experiência que previmos e desejamos, acho que estamos satisfeitos que houveram reações positivas e negativas para aquela cena” comenta Hamaguchi.
Kitase ainda reforça que o principal objetivo da equipe criativa era resgatar o sentimento de perda no jogador, proporcionando a oportunidade de reviver uma experiência semelhante ao clássico. “No original, o primeiro disco termina com uma grande perda. Me lembro que muitas pessoas nem sequer continuaram jogando no segundo disco, devido a esses acontecimentos. (…) Acredito que há uma grande sincronia dos sentimentos do jogador com os de Cloud, sobre como lidar com essa situação. (…) Imaginamos que os jogadores do Rebirth também teriam um sentimento semelhante” afirma o produtor.
O diretor do sistema de combate, Teruki Endo, comentou que o capítulo final do remake tende a seguir a fórmula de Rebirth, dando mais liberdade para o jogador explorar e tomar suas próprias decisões em certos aspectos. Já sobre uma possível exclusividade temporária no PlayStation, como aconteceu com os dois títulos lançados até aqui, os devs não puderam compartilhar grandes detalhes, mas garantiram que “estão trabalhando para que a maior quantidade possível de pessoas possam aproveitar o jogo”.
Final Fantasy VII Rebirth foi lançado no fim de fevereiro e atualmente está disponível exclusivamente no PS5. Contudo, assim como seu antecessor, tudo indica que ele também terá versões para Xbox Series e PC no futuro.