A adaptação cinematográfica da franquia Borderlands foi um dos grandes assuntos de agosto, recebendo críticas pesadas da mídia e dos fãs. A recepção também reflete nos números, como aponta um novo levantamento divulgado pelo The Numbers: o longa faturou apenas 31 milhões de dólares em bilheteria.
O orçamento do filme girou em torno de 115 milhões, enquanto 30 milhões foram direcionados somente para a campanha de marketing. Isso significa que o prejuízo da Lions Gate e da 2K foram estratosféricos; à medida de comparação, o longa lucrou menos que a adaptação de Doom, que levantou quase 59 milhões de dólares em bilheteria e foi igualmente criticada.
Borderlands teve estreia global em 8 de agosto, mas em poucos dias, já foi confirmado no streaming norte-americano para o dia 30 do mesmo mês. O longa traz um elenco renomado, incluindo Cate Blanchett como Lilith, Kevin Hart como Roland, Jamie Lee Curtis como Patricia Tannis e Jack Black na voz de Claptrap.
O fracasso comercial do filme não impediu a 2K e a Gearbox de prosseguirem com seus planos para a franquia. Pouco após o lançamento do longa, durante a gamescom 2024 foi anunciado o próximo grande capítulo da série: Borderlands 4, que será lançado para PS5, Xbox Series e PC em 2025.