*Este review foi realizado com uma cópia do jogo disponibilizada pela Ubisoft.
Mas já ?
Quase 1 ano depois de lançamento de Far Cry 5, nossa querida Ubisoft não dormiu no ponto e já aproveitou todo o sucesso que Hope County trouxe para a franquia e investiu em Far Cry: New Dawn. O jogo acontece dezessete anos após os eventos de Far Cry 5. (Aviso de Spoiler para aqueles que ainda não terminaram Far Cry 5) Joseph Seed derrubou armas nucleares e arruinou tudo. Agora, como tal, todo mundo está vivendo de novo. Porém, a vida não é tão simples assim. E aqueles locais exuberantes e vibrantes do Condado de Hope County? Bem, eles ainda estão presentes, mas não da mesma forma.
Um novo mundo
Far Cry: New Dawn é ambientado em um mundo pós-apocalíptico, mas em vez das habituais paisagens, os desenvolvedores adotaram uma abordagem diferente com o que eles chamam de super bloom. Esta atmosfera criada faz com que flores, árvores e outras flora cresçam rapidamente, proporcionando visuais estéticos constantes para o jogador.
Você interpreta o chefe de segurança sem nome em um grupo que percorre todo o país, ajudando a construir assentamentos em lugares perigosos. Hope County é particularmente perigoso. Far Cry: New Dawn ocorre no tipo de futuro pós-apocalíptico onde a natureza retornou, então a vida não é tão terrível quanto em Fallout por exemplo. Com isto temos um pequeno povoado chamado Prosperity, um refúgio para aqueles que retornam à superfície depois de anos esperando a devastação em bunkers subterrâneos. É pacífico e amigável. Mas é claro que isso não dura muito tempo.
Com os vilões sempre sendo uma grande atração nos novos jogos Far Cry para os fãs, a Ubisoft não decepcionou desta vez. Os Highwaymen são seus principais antagonistas no enredo da história, a gangue é liderada por duas irmãs gêmeas implacáveis, Mickey e Lou (chamadas pelos fãs brasileiros de Pepê & Neném), que provam ser a ameaça entre si e os recursos escassos remanescentes. As duas irmãs Mad Max, de automobilismo, são as primeiras antagonistas do sexo feminino na série Far Cry, já que os desenvolvedores da Ubisoft estavam brincando com a idéia de uma vilã por algum tempo.
Andando pela velha Hope County
Jogabilidade, infelizmente você não encontrará nada de novo. Basicamente parece uma expansão de passe de temporada do Far Cry 5, mas uma que é empacotada em um novo jogo. Na base de operações você pode melhora-la para desbloquear novas mecânicas, ou criar e desenvolver recursos como armas e veículos. A história gira em torno disso dando-lhe a tarefa de rebelar-se contra as irmãs gêmeas. Elas são um conjunto interessante de vilãs, mas eles não se aproximam de Joseph Seed, que teve o maior impacto como vilão em Far Cry 5.
Você precisará jogar muitas missões secundarias para coletar o equipamento que você precisa. Assim como em Far Cry 5, você poderá pegar materiais em todo o Condado de Hope. Porém, há um pouco mais de ênfase na eliminação desta vez; fita adesiva, engrenagens, chips de CPU e muitas outras necessidades podem ser adquiridas ao pegar o loot do inimigo.
Gosto de pensar que muitos jogos da Ubisoft são basicamente teste de alcance, e ver como aquele determinado tema se caixa no gosto do seu publico, e confesso que gostei do munto pôs-apocalíptico que foi apresentado, todo seu formato de sobrevivência claramente com inspirações de Mad Max, mas acho que poderia ser menos colorido.
Embora falte novidade no multiplayer do jogo, não há muito mal a ser dito sobre Far Cry: New Dawn como a maioria concordaria que o foco do desenvolvedor na narrativa da história enriqueceu grandemente a qualidade do jogo. É bom ter um novo e fresco ambiente ao lado de um enredo com muita profundidade, como a Ubisoft oferece em termos de transição e extensão da narrativa de Far Cry o mais suavemente possível.