Uma das mais famosas franquias de jogos futuristas, não só da Bethesda Softworks como também de toda a indústria de games, é a saga Fallout, essa que desde 1997, quando ainda era produzida pela falecida Interplay, vem nos mostrando como seria um futuro apocalíptico em um mundo arrasado pela guerra nuclear que veio a acontecer entre China e Estados Unidos. Apesar do tema abordar um assunto muito sério e realista, o realismo fica só nesse conceito, pois o universo de Fallout é carregado de ficção científica, nos apresentando todo tipo de aberração gerada pela radiação das ogivas nucleares, onde tais monstruosidades costumavam ser animais e até mesmo humanos no passado (que seria o nosso presente).
Não só isso, Fallout também consegue nos emergir em sua América devastada com muito sucesso, de um modo que poucos jogos conseguem. Além de podermos criar nosso personagem do zero como bem entendermos, nossa conduta faz toda a diferença, não só com os respectivos personagens que vamos encontrando ao longo de nossa jornada pela sobrevivência mas também com comunidades inteiras, onde em certos lugares você pode ser ovacionado como um herói e em outros pode ser completamente odiado por ter agido como um vilão.
Nos primórdios, o jogo era um RPG com visão isométrica que seguia uma linha de gameplay totalmente diferente dos jogos que conhecemos; os títulos antigos já são games extremamente datados apenas recomendados para os gamers old school que gostam de se aventurar em jogos vintage. Após a Bethesda comprar a marca Fallout, eles resolveram manter tudo que tínhamos nos outros jogos, mas ao mesmo tempo dar toda uma radicalizada no gameplay e no estilo, onde a saga foi transformada em um jogo de tiro em primeira ou terceira pessoa com elementos de RPG.
Apesar dos Fallout modernos manter basicamente todos os elementos dos clássicos, ele não deixou de ser complexo, e muitos jogadores de primeira viagem tem dificuldade em entender como o jogo funciona e qual é o melhor jeito de se jogar, pois se tratando de um game onde a linearidade não existe, essa sensação de estar perdido no ermo é muito comum aos novatos. Hoje estamos trazendo para vocês o guia definitivo do sobrevivente dos ermos, que te ensinará de uma maneira eficiente o melhor jeito de sobreviver nesse mundo devastado pela guerra, cheio de criaturas horrendas e pessoas cruéis.
Essas dicas são focadas na era moderna de Fallout, que enquadra apenas três títulos: Fallout 3 (2008) e Fallout: New Vegas (2010), que foram lançados para a geração passada, e o mais recente Fallout 4 (2015), lançado para a atual geração de consoles. Esses títulos podem ter algumas divergências, e por conta disso acrescentaremos algumas dicas específicas pra cada um ao longo do post, então não se preocupem que não vamos deixar passar nada.
1- Dificuldade
Antes mesmo de começar o jogo, logo no menu principal, você tem a opção de mudar a dificuldade nas opções, porém você poderá muda-la a qualquer momento durante o jogo. Isso vai facilitar muito a sua vida e fazer com que você não fique empacado em um ponto em específico, afinal caso estiver tendo dificuldades, é só ir nas opções e mudar para o Easy ou Very Easy.
É bom ressaltar que caso você seja daquelas pessoas que gostam de um desafio balanceado, as dificuldades baixas não te oferecerão desafio algum, então é recomendado jogar no Normal ou superior, pois isso irá te passar uma sensação mais fiel de sobrevivência nos ermos. Os jogos ainda contam com uma dificuldade suprema chamada de Hardcore no Fallout 3 e New Vegas, e que foi rebatizada de Sobrevivente no quarto título da série. O nome desse nível de desafio não é em vão, ele realmente vai levar o termo “sobreviver” ao limite, pois no modo Hardcore seu personagem vai precisar de água e comida periodicamente para sobreviver, e a grande maioria dos itens consumíveis que encontramos em nossas eventuais explorações estão infectados por radiação. Além de não matar a fome ou sede eles te deixam doente, então apenas comida e água potável podem te tirar dessa.
A lista de limitações ainda não acabou: caso você quebre um osso do corpo, apenas um doutor poderá te curar, e seus companheiros que te acompanham ao longo da jornada morrem de verdade caso eles caiam em batalha, e uma vez que isso acontecer não tem mais volta, aquele personagem já está morto na sua história. O modo sobrevivente do Fallout 4 conseguiu ir mais além, pois fora tudo isso que já foi citado, você só pode salvar o game dormindo em camas; não é possível fazer fast travel, então você terá que andar, e andar muito; os pontos na sua bússola serão consideravelmente reduzidos e você ainda poderá se cansar caso exija demais do seu personagem. Com base em tudo isso pense bem se você quer mesmo jogar na dificuldade mais alta do jogo, pois uma coisa é garantida: a diversão e exploração serão totalmente deixadas de lado e a luta pela sobrevivência é o que vai dominar nesses modos.
2- Você é ESPECIAL!
Começando um novo jogo você terá a chance de customizar a aparência de seu personagem, seja ele homem ou mulher, e o único com uma vasta ferramenta de customização é o 4. Os outros, além de oferecerem poucas opções, conseguem deixar seu personagem medonho, então eu não recomendo tentar fazer a si mesmo em nenhum Fallout. Após criarmos nosso sobrevivente sempre teremos um trecho no tutorial que nos depararemos com a sigla S.P.E.C.I.A.L., essa que indica a build que iremos montar de acordo com nosso estilo de gameplay. Cada letra da sigla é referente a um atributo do personagem, e nossos pontos são limitados, então é de extrema importância distribui-los de uma forma que ele fique bem balanceado de acordo com as características que você valoriza.
Esses são os 7 atributos disponíveis e o que eles influenciam no seu personagem, e também estaremos recomendando alguns que devem ser priorizados caso você queira um personagem forte logo de início. Vale lembrar que você não poderá contar com os atributos que ficarem com poucos ou até nenhum ponto, pois seu personagem simplesmente não possuirá as vantagens dele, então eu volto a frisar, USEM SEUS PONTOS COM SABEDORIA.
Strenght (Força): A força é um fator importante não só no uso de equipamentos mas também para os cleptomaníacos que gostam de carregar muitos itens consigo. Quanto mais força seu personagem tiver, mais espaço ele terá no inventário, e assim mais equipamentos e itens poderão ser carregados, pois caso você ultrapasse o limite, seu sobrevivente ficará pesado e não será possível correr nem fazer fast travel. A força também é importante para equipar armas e armaduras mais pesadas, que além de aumentar o seu dano te protegerão muito mais dos inimigos, e isso é bastante importante considerando que alguns inimigos são osso duro de roer. Apesar de ser um atributo essencial, é recomendado que você invista razoavelmente nele, existem outros que são indispensáveis e merecem mais sua atenção.
Perception (Percepção): A percepção do seu personagem te permite localizar inimigos e outras coisas na sua bússola à distâncias maiores, e também te garante mais facilidade em roubar outras pessoas e arrombar fechaduras. No Fallout 4 o atributo ainda melhora sua mira no V.A.T.S., uma função que estaremos falando detalhadamente mais pra frente no artigo, mas ainda assim, não é recomendado investir nisso se você for um iniciante.
Endurance (Resistência): Como o nome já diz, ele aumenta a sua resistência à danos de todo tipo e também a envenenamentos por radiação. Em New Vegas também possibilita uma maior quantidade de implantes no seu personagem, e no 4 ele aumenta o tempo que você pode correr (pois nesse título correr gasta stamina). Apesar de ser importante, é recomendado usar apenas os pontos finais nesse atributo, ainda há outros melhores.
Charisma (Carisma): Um dos atributos essenciais que não podem faltar no seu sobrevivente. Basicamente ele aumenta suas chances de resolver qualquer tipo de situação só conversando, sem precisar apelar para a violência em certos casos, e não só isso, com um carisma alto é possível convencer pessoas mais facilmente, assim ganhando mais dinheiro em trabalhos ou simplesmente se beneficiando de algum modo. Além de ganhar XP extra a cada diálogo que só fica disponível com um carisma alto, no Fallout 4 ainda é possível aumentar a quantidade de pessoas que você recruta para os seus assentamentos, e por todos esses motivos é altamente recomendado investir pesado em carisma.
Intelligence (Inteligência): Junto com o carisma é o outro atributo essencial para o seu personagem. A inteligência tem funções diferentes em cada jogo, mas podemos dizer de um modo generalizado que ela te garante mais XP em cada ação que você faz, seja matar inimigos, conversar com pessoas, criar itens, etc. No New Vegas ela aumenta os Skill Points ganhos a cada nível, esses que usamos para investir em skills separadas, e no 4 ela é focada apenas no XP. É por essa razão que ela é tão importante, quanto mais inteligência, mais experiência e mais levels, e isso deixa tudo mais fácil.
Agility (Agilidade): É o atributo que mais melhora o uso do V.A.T.S., pois cada ponto te garante mais pontos de ação nessa funcionalidade, assim permitindo atirar mais vezes, e também acertar mais tiros. Também melhora sua habilidade com armas de fogo, permitindo recarregar mais rápido, e melhora consideravelmente o gameplay em stealth, o que pode ser bastante difícil em Fallout pela inteligência artificial dos inimigos quase nunca colaborar.
Luck (Sorte): A sorte é um atributo muito relativo na série, pois raramente vale a pena investir nela. Ela basicamente aumenta sua chance de dar acertos críticos nos inimigos e também facilita na hora de encontrar equipamentos raros e tampas de garrafa, mas ainda assim é bem provável que a sorte não vá fazer falta no seu gameplay. É altamente recomendável que você invista pesado em sorte no New Vegas por conta dos cassinos, inclusive deve ser um dos atributos principais do seu personagem nesse título, e apenas nele.
Sabendo a função de cada um dos 7 atributos, agora você já tem uma noção do porquê deve ser priorizado o carisma, a inteligência e a força na criação do seu personagem, e dessa forma você conseguirá ter um sobrevivente muito balanceado e pronto para enfrentar qualquer desafio. É importante frisar que no Fallout 3 e New Vegas, uma vez que você montar sua build, não será mais possível alterá-la em nenhum momento e você jogará daquele jeito até o final, e isso não se aplica no Fallout 4, pois nele o sistema de skills foi modificado e é possível investir em qualquer um desses atributos quando upamos de level, então mesmo depois do tutorial você ainda pode melhorar essas características ao longo do jogo no quarto título da série.
O New Vegas ainda te dá a possibilidade de melhorar um único ponto em um ou dois atributos caso você compre os implantes corporais da Dra. Usanagi, esses que funcionam como cirurgias plásticas e te garantem um ponto extra no atributo escolhido. Mas tem um porém, além de seu personagem mal aguentar colocar um mísero implante, essas cirurgias são muito caras e vão requerer uma grande quantia de tampas de garrafa. Com base nisso teremos que abrir outro tópico só focado nos Skill Points que estão presentes apenas nos Fallout da geração passada, mas ainda assim são muito importantes para esses jogos.
3- Pontos de Habilidades
Se tratando de evolução, Fallout 3 e New Vegas funcionam um pouco diferente do 4. Uma vez que você montou sua build, cada level ganho te recompensará com alguns Skill Points, pontos de habilidades que podem ser investidos individualmente em uma árvore gigantesca de skills, e essas habilidades irão ditar o seu jeito de jogar e te abrir um leque de possibilidades.
Existem três tipos de skills: as de combate, as ativas e as passivas. As de combate simplesmente melhoram sua maestria com certo tipo de arma específica, e nesse ponto você pode evoluir ao seu gosto dentre várias opções: armas de fogo, armas brancas, explosivos, armas laser, etc. As ativas já envolvem uma lista muito maior de ações, como melhorar a cura do seu personagem, a habilidade de sobrevivência, conhecimento científico, e muitas outras. Dentre elas é altamente recomendável maximizar essas três antes das outras: Lockpick (arrombar fechaduras), Science (conhecimento científico) e Repair (concertar coisas).
Essas três skills são habilidades indispensáveis para sobreviver nos ermos, pois o número de portas trancadas e computadores a serem hackeados que você encontrará não é brincadeira, e cada um que você deixar passar serão itens e XP perdidos. O Repair entra mais no caso das sidequests, que não são poucas e na sua grande maioria vão envolver concertar itens para as pessoas, então é importante ter essa skill maximizada.
Dentre as passivas, o trio essencial da vez é: Barter (pechincha), Speech (lábia) e Persuasion (persuasão). Barter te permitirá comprar itens com comerciantes por preços absurdamente menores que os originais, Speech entra na parte do carisma, é o que você usará para atingir diálogos mais avançados que podem te salvar de situações muito complicadas, e Persuasion também está relacionado ao carisma, mas entra mais na parte de convencer as pessoas a fazerem as coisas do seu jeito.
Uma vez que você tiver esses dois trios maximizados no seu personagem, você basicamente será um sobrevivente modelo, conseguirá tudo na base da conversa e ainda será bem visto por todos. A diferença das skills do Fallout 4 para os outros é que cada atributo tem sua própria árvore de skills, e é necessário evoluir esses atributos específicos para ir liberando mais habilidades naquela grade, onde pela primeira vez alguns níveis delas dependem do seu level para serem desbloqueados. Por conta disso não existe Skill Points em Fallout 4 e tudo é misturado em uma longa grade de habilidades, que se baseiam no seu level e nos atributos do S.P.E.C.I.A.L.
4- Pip-boy
Uma das primeiras coisas que seu personagem ganhará em todos os jogos é um computador portátil chamado de Pip-boy, uma tecnologia de ponta onde administraremos todo o nosso personagem. Nele você não só checa o status atual do seu sobrevivente, mas também vê o mapa do ermo, missões ativas, seu inventário e dá até pra ouvir rádio!
Apesar de no início parecer confuso, tudo nele é simples e intuitivo. Cada aba representa uma função, e basicamente você só usará o mapa, o inventário e o diário de missões que precisará ser constantemente consultado. Na aba do inventário você pode equipar itens e também consumi-los, assim como joga-los fora para liberar peso no personagem, e na aba de missões é possível ver quais missões principais e secundárias você tem ativa e definir qual você quer priorizar no momento.
Quanto ao mapa, lá você pode fazer fast travel, mas só em pontos que você já descobriu, então será necessário encontrar o lugar a pé antes de poder viajar para lá. No começo do jogo tudo que você vai fazer é andar aleatoriamente pra todo lado e ir descobrindo cidades, vilarejos e locais novos. Alguns você será obrigado a voltar posteriormente quando estiver em um level superior, pois muitos são habitats de criaturas perigosas, mas no geral é importante procurar novos locais para ir expandindo o seu mapa. Quando você estiver fazendo missões, elas exigirão que você fique se deslocando de um ponto a outro, e eles costumam ser muito distantes, então é essencial descobrir muito lugares logo cedo para facilitar o deslocamento com o fast travel.
5- Sobrevivendo
Uma vez que você assumir o seu personagem, é bem capaz que você não fará a mínima ideia do que fazer e começará a agir instintivamente. A primeira ação de todos que não sabem jogar é sair coletando todo item que ver pela frente, afinal tudo que você ver em Fallout pode ser coletado, mas o conselho é: não façam isso. Cada item, por mais insignificante que ele seja, ocupa espaço no seu inventário, e isso vai pesando seu personagem até ele não conseguir mais correr, e você será obrigado a passar um tempo desnecessário jogando itens inúteis fora.
Seja muito seletivo na coleta de itens. Pra começar, foque apenas em pegar dois itens de cura: Stimpaks e RadAways. Stimpaks são seringas que recuperam seu HP e caso você esteja jogando nas dificuldades inferiores, ele até cura suas fraturas, uma coisa que limita muito o seu personagem, então é essencial curá-las imediatamente. Stimpaks são essenciais para a sobrevivência nos ermos, então não deixe nenhum pra trás, pegue todos.
RadAway é o item que você vai usar caso esteja sofrendo de envenenamento por radiação, o que pode acontecer de uma hora pra outra caso você entre em uma área com um nível radioativo alto ou até mesmo seja atingido por algum mutante. A radiação te deixa doente e vai diminuindo os seus atributos, no caso suas skills, então caso você não a cure de imediato, você começará a perder pontos de habilidade, mas uma vez que ela for curada esses pontos voltam. Não ande sem RadAways na bolsa, a radiação é a coisa mais mortal do universo de Fallout e está em toda parte, e por isso também é recomendado sempre ter um traje que te garante 100% de proteção contra ondas radioativas, o que é meio raro de se encontrar, mas uma vez que você o tiver em mãos, poderá explorar todas as áreas com muita radiação sem se preocupar.
A tentação de sair coletando carne de criaturas e água poluída é alta, mas o melhor é passar direto por tudo isso. Consumir esse tipo de item só vai deixar seu personagem doente, e caso você não esteja jogando no Hardcore ou Sobrevivente, em nenhum momento seu sobrevivente terá fome ou sede, então esses itens servem apenas para recuperar HP, coisa que o Stimpak já faz muito bem. Além desses dois itens, também é indispensável sair coletando toda tampa de garrafa (bottlecap) que você encontrar, pois elas são a unidade monetária do jogo e não é tão simples juntar grandes quantias desse “dinheiro”, pois você sempre encontrará essas tampas em pequenas quantidades e é necessário revirar cada elemento do cenário para enriquecer no jogo. Leve essa dica realmente ao pé da letra, pois você encontrará tampinhas em tudo: latões de lixo, geladeiras, caixotes, e principalmente em inimigos mortos. Sempre revire cada cadáver que você encontrar, incluindo os de inimigos que você matou, pois além de tampas é possível encontrar bastante munição extra e até Stimpaks.
Com respeito aos equipamentos, é necessário ser bem seletivo também, pois são eles que ocupam a maior parte do espaço no seu inventário e podem acabar pesando seu personagem em um piscar de olhos. Sempre que pegar alguma arma ou roupa nova, abra o inventário e cheque se você vai usar, caso contrário já descarte na mesma hora. É claro, é sempre bom manter um arsenal consigo, ainda mais considerando que a munição de Fallout não é ilimitada, e muitas vezes a munição da arma que você estiver usando pode acabar, então é bom possuir um armamento reserva, mas para isso é necessário muito espaço livre na bolsa já que armas pesam mais que itens comuns.
Quando estiver mundo afora, entre em cada casa que encontrar, revire tudo, procure itens que possam lhe ser útil, assim como arrombar cada fechadura que tiver oportunidade (caso disponha de grampos) e hackear todo computador que cruzar seu caminho, pois tudo isso é essencial para se abastecer em Fallout. Como de costume nos jogos da Bethesda, você pode alternar entre visão em primeira ou terceira pessoa, e caso você já seja um jogador de longa data de Skyrim, é bem provável que você já saiba que nunca se deve usar a visão em terceira pessoa para combate, ainda mais se tratando de Fallout que definitivamente não foi feito para ser um third-person shooter. O mais recomendável é deixar a terceira pessoa para os momentos de exploração, pois você terá uma visão muito mais ampla do cenário ao seu redor, e quando entrar em combate trocar imediatamente para primeira pessoa, desse modo você terá uma visão clara e muito mais precisa para atirar nos inimigos (além da mira funcionar bem melhor em first person).
No começo seu personagem estará muito fraco e quase inútil em combate, então evite ficar trocando tiros com bandidos ou enfrentando criaturas mais perigosas (geralmente se o inimigo aparece com a barra de HP vermelha ou com uma caveira no nome, ele é muito mais forte do que você, então corra para o mais longe possível). Quando você estiver com equipamentos decentes e um level razoável, então já será o momento de arriscar enfrentar as hostilidades que te atacarem. Uma boa dica é: nunca enfrente Ghouls ou Super Mutantes antes do level 10, pois essas são criaturas clássicas da série que aparecem com abundância, mas não é tão simples de vencê-los dependendo do seu level. Ghouls nunca atacam sozinho, sempre estão em bando e são muito rápidos, e seus golpes além de tirar HP te infectam com radiação, então é importante estar bem armado antes de encarar um grupo. Os Super Mutantes também costumam atacar em grupos e são muito piores por serem grandes, resistentes e fortes, então enfrentar um grupo deles não é brincadeira. Por serem mais inteligentes, eles também usam armas de fogo, então quando se é level baixo, o melhor é dar meia volta caso cruze com eles (no Fallout 4 pode ser um problema já que eles aparecem com muito mais frequência que nos outros títulos).
Mas nem tudo está perdido, o jogo possui uma função no combate que facilita muito as nossas vidas, não só no começo mas durante todo a nossa jornada. Ele se chama V.A.T.S., e é sobre isso que vamos falar agora.
6- V.A.T.S.
O V.A.T.S foi um modo que a Bethesda encontrou de manter o fator nostálgico dos turnos vistos nos Fallout clássicos, mesmo que apenas por alguns segundos. Quando ativado, ele nos dá toda uma visão tática dos inimigos, onde vemos qual parte de seu corpo está mais exposta e tende a levar mais dano, e assim podemos escolher onde vamos atirar sem ao menos precisar se dar ao trabalho de mirar. Basta selecionar o inimigo, escolher a parte do corpo desejada e dar quantos tiros puder em troca de alguns pontos de ação.
Parece tudo bom demais pra ser verdade não é? Mas como dito antes, cada tiro custa alguns PA, e o que define quantos PA você terá disponível para usar é a quantidade de Agilidade que seu personagem possui. Após usá-lo você precisa esperar alguns minutos até todos os pontos se restaurarem para que você possa metralhar os inimigos estrategicamente mais uma vez, mas não se preocupe porque o cooldown é bem rápido.
A Agilidade volta a pesar na hora de acertar os tiros, pois pode acontecer de você programar 5 ou 6 tiros em um inimigo e seu personagem acabar errando cada um deles. Tal atributo também influencia na mira do seu sobrevivente durante o V.A.T.S., quanto mais Agilidade você tiver, mais chances de acertar o tiro. Mas isso não depende unicamente disso, pois esse fator também é levemente melhorado conforme se upa de level, então nos primeiros levels seu personagem vai mais errar do que acertar, e isso tende a se ajeitar posteriormente.
Vale ressaltar que nem sempre a cabeça é o melhor alvo para focar seus tiros. A satisfação de ver a cabeça dos bandidos explodindo em slow motion é unânime para todos os jogadores, e é algo intuitivo nós querermos mirar na cabeça deles usando o V.A.T.S., afinal a cabeça é o ponto fraco de todo ser vivo, mas nesse caso há uma influência de uma série de fatores. O primeiro e o principal é a distância: quanto mais longe você estiver do inimigo, piores serão suas chances de acertar o tiro, e caso acerte o dano pode ser muito baixo. Preste atenção no número indicado em cada membro do corpo dele para ver qual área levará mais dano e tem mais % de acerto; geralmente o peito é a parte do corpo mais fácil de se acertar a qualquer distância, e ainda causa bastante dano.
O segundo fator é o quão “blindado” é o seu inimigo, pois muitas vezes você se deparará com alvos usando armaduras improvisadas e capacetes, e obviamente isso diminui o dano causado nas áreas afetadas. Quando o inimigo está completamente equipado, o melhor é focar seus tiros em sua cabeça, e para isso é necessário chegar bem perto dele para que não haja margem de erro (dependendo do seu level ainda é possível errar tiros a queima roupa). O terceiro é o fator estratégico da situação, afinal você tem a liberdade de mirar em qualquer parte do corpo do adversário, e mesmo que você só possa atirar em um inimigo por vez, é muito vantajoso usar e abusar do V.A.T.S. quando se está cercado por um grupo. Além disso, existem missões que exigirão que você não mate certos alvos, então atirar nas pernas é essencial para que eles não consigam se locomover e fugir.
Voltando a frisar: o V.A.T.S. é o diferencial do sistema de combate de Fallout, afinal caso o jogo não dispusesse dessa funcionalidade, ele seria apenas mais um game de tiro com elementos de RPG, então usem e abusem desse lado estratégico que o game provê.
7- Karma
Como citado no começo do artigo, Fallout conta com escolhas morais que definirão como seu personagem será visto pelas comunidades e facções do ermo. O game te dá total liberdade para agir como bem entender: você pode ser um bom samaritano que ajuda as pessoas de boa vontade, sem pedir nada em troca, e assim ser idolatrado pelas comunidades locais; ou pode ser um tirano que sai por aí matando inocentes, roubando mercadores e se preocupando unicamente com o seu bem estar, assim construindo um sentimento totalmente oposto do citado anteriormente.
O seu karma é construído por meio de ações comuns que você costuma fazer na sua rotina de exploração e também por meio das sidequests do game. Ajudar um pequeno vilarejo a se livrar de um grupo de bandidos de certa facção irá aumentar sua moral com aquela população, mas diminuirá com tal facção de bandidos; ou você pode viver a mesma situação porém do outro lado da história, ajudando tais bandidos a assaltar aquelas pessoas, e isso seria um passo a mais para ser aceito dentre aquele grupo, porém as pessoas daquele local em específico passariam a te desprezar.
Em Fallout tudo é relativo, ajudar certas comunidades e facções irão te trazer aceitação e benefícios com aquelas pessoas, mas ao mesmo tempo você também estará fazendo inimigos, afinal alguém sempre vai sair prejudicado na história. Seja bem decidido na hora de escolher qual facção você ajudará ao longo da sua jornada, pois uma vez que você estiver bem envolvido com um grupo, todos os outros se tornarão seus inimigos.
Algumas facções são hostis por natureza e sempre te atacarão mesmo quando seu status com eles for neutro, mas isso pode ser mudado caso você comece a fazer missões para eles; como citado antes, você precisa criar laços de confiança com aquele povo caso queira ser aceito pelos mesmos. O jogo ainda te dá a opção de ficar “encima do muro” e não tomar partido nenhum, sendo basicamente um anti-herói, fazendo missões para todas sem se envolver profundamente com nenhuma delas, mas em certo ponto do jogo será necessário tomar um lado, pois o game tem múltiplos finais e o final que você tirar vai depender de qual facção dentre as principais você se aliou.
8- Companheiros
Apesar de nosso personagem ser conhecido como “sobrevivente solitário”, sua viagem não será tão solitária assim. Cada Fallout nos dá uma certa quantidade de NPCs que podemos recrutar e levar conosco para nos ajudar nos infindáveis combates que virão. Cada NPC é localizado em um ponto do mapa e possui sua própria história e série de missões, então eles tem profundidade e é possível ficar íntimo deles conforme vocês passarem mais tempo juntos e se conhecerem melhor, onde no Fallout 4 é possível até ter relacionamentos.
Alguns não precisam de nenhum requisito para serem recrutados, basta serem encontrados e conversar com eles uma única vez, como é o caso da Veronica do New Vegas e do Dogmeat de Fallout 4. Outros já vão exigir que você faça algumas missões para eles, assim eles se sentirão gratos e se disponibilizarão para te acompanhar em sua aventura (vale lembrar que nos Fallout da geração passada era possível andar com dois companheiros na party, enquanto no 4 foi reduzido para apenas um).
Por possuírem personalidades, alguns deles são membros de facções do ermo, como a Veronica que pertence à Brotherhood of Steel (Irmandade do Aço), e outros podem odiar certas facções, como o sniper Boone do New Vegas, que odeia todos da Caesar’s Legion e vai abrir fogo sempre que avistar algum deles. No Fallout 4 isso foi simplificado apenas ao fato dos companheiros serem pessoas boas ou más, e seus atos podem agradá-los ou decepcioná-los, por exemplo: se seu companheiro for um mocinho, roubar ou responder alguém de modo grosseiro irá gerar uma desaprovação dele, mas ajudar as pessoas irá agradá-lo, e isso é mais um passo para se tornar íntimo do seu parceiro.
Levar uma conduta que vai contra os valores do seu companheiro fará com que ele te abandone, e no caso das facções, caso você haja contra a facção que ele pertence, ainda há a possibilidade dele se virar contra você e tentar mata-lo! Por isso é importante conhecer bem quem viaja com você. Em Fallout 4, quanto mais íntimo você for de seu parceiro, mais “apaixonados” seus personagens ficarão, e isso criará um romance que te presenteará com alguns status positivos.
Agora é com você!
Depois de ler tudo isso, você está mais do que preparado para criar o seu sobrevivente e encarar todos os perigos dos ermos. Agora não existe mais desculpa que te impeça de dar o primeiro passo para conhecer essa fantástica franquia que, ao seu próprio modo, se consagrou na história dos games. Para os amantes de ficção científica, RPGs, jogos de mundo aberto e principalmente de exploração, Fallout é um prato cheio e lhe servirá bem por muito tempo.
Apenas um último aviso: sempre que você encontrar uma criatura assustadora chamada Deathclaw, não importa qual for o seu level, corra para o mais longe que conseguir.
Se você curtiu não perca nosso outro guia sobre a série Souls.
Quanto á parte do Deathclaw,;Destroçador na legenda em PT-BR do 4.Se você tiver armas fortes,perks decentes em bom nível,armadura boa,suprimentos e munição mate todos os Deathclaws que achar.Eles dão muita XP e o loot deles é bom.