*Este review foi realizado com uma cópia do jogo disponibilizada pela EA Sports.
Mais um ano se passa e mais um lançamento de F1 chega ao mundo dos games. E isso nem é ruim. O que podia ser a premissa do fracasso, se tornou algo realmente positivo com a qualidade dos últimos lançamentos. F1 2021 trouxe o peso da EA Sports para a franquia que só melhorou até então. Com essa bagagem e as expectativas la em cima, chega o F1 24. Confira o que achamos das novidades e melhorias no game.
O Game
F1 24 é mais um lançamento bom da franquia mas que tem alguns problemas. O game possui algumas mudanças em relação ao game anterior. Essas mudanças vão desde novos modos de jogo, passe de temporada, até mudanças significativas no gameplay das corridas. Mas que mesmo assim ainda segue com um sentimento de game genérico de corrida da franquia.
A qualidade gráfica que sempre foi excelente na franquia, melhorou e possui cada vez mais detalhes. A jogabilidade sofreu alterações significativas, potência e frenagem mudam de acordo com o carro que está sendo pilotado de forma que pode ser sentido no controle. Por exemplo, pode se sentir uma aceleração maior da RB20 (Red Bull) na saída das curvas em relação ao SF-24 (Ferrari), obrigando o jogador a controlar melhor o freio para não sair da pista. Essas mudanças de carro para carro tornam toda a experiência nova do game muito divertida para quem é fã de Fórmula 1 e acompanha o campeonato.
As mudanças no regulamento e as novas Corridas Sprint também foram incluídas no game.
F1 WORLD
O modo F1 WORLD é a experiência online do game e está atualizado. Seu objetivo principal neste modo é ganhar melhorias ao correr. As melhorias podem ser peças do carro que vão melhorar seu desempenho ou até contratos de integrantes para a sua equipe. Com os upgrades você consegue aumentar o seu nível tecnológico. Quanto maior for o nível tecnológico em relação ao nível do evento, maior será a sua vantagem sobre o grid.
Uma atualização do modo F1 WORLD foi o uso de licenças. Veja a licença como uma carteira de motorista para pilotos, e que alguns eventos exigem as licenças de níveis mais altos. Pilotar nos circuitos de forma limpa, respeitando os limites da pista e sem sofrer penalidades aumenta a sua pontuação até melhorar a sua licença.
Modo Carreira
F1 24 não possui um modo história como seus predecessores. A falta do modo Ponto de Frenagem é um ponto negativo que não é compensado por um modo carreira que se assemelha ao de qualquer jogo de esporte, mas que acaba robotizado por não seguir uma história. Podemos escolher entre vários pilotos e montadoras e é isso.
Os pilotos disponíveis vão desde os do grid atuais, até alguns ídolos como Pastor Maldonado, Jamie Chadwick, e, exclusivamente na Edição Campeões do F1 24, o campeão de 1976 James Hunt, e o vencedor de 7 corridas Juan Pablo Montoya.
Vale a pena?
As mudanças na jogabilidade ajudam na fluidez da corrida e tornam um pouco desafiador. Pessoas que curtem o esporte vão gostar do jogo devido a toda ambientação bastante fiel a realidade, os jogadores de games de corrida podem gostar por conta da nova gameplay e jogadores casuais vão curtir o fato de poder personalizar completamente o desafio conforme a experiência.
Como já é costume na franquia, F1 24 é um jogo bom, mas nada tão surpreendente quanto os anteriores. A falta do modo Ponto de Frenagem deixa uma sensação de vazio mas o modo online segue divertido.
O game sai dia 28 de maio de 2024 para acesso antecipado, dia 31 de maio para acesso geral e terá versões para Xbox One, Xbox Series X|S, PlayStation 4, PlayStation 5 e PC.