Este review foi realizado com uma copia do jogo disponibilizada pela EA.
O mais novo jogo da F1 trás agora o peso da EA junto ao seu nome, com a compra da Codemasters, F1 2021 ficou mais robusto e novo modo de jogo chama atenção.
Analisamos os jogos F1 há muitos anos e é impossível não notar o belíssimo trabalho que estava sendo feito pela Codemasters com todos esses anos. É inegável que F1 seja uma paixão para alguns brasileiros e todo o carinho que a Codemasters tratou o jogo para os jogadores brasileiros tem que ser reconhecida. Localizando o jogo em nosso idioma e colocando até dublagem, isso deve ser destacado sempre, pois em pleno 2021 ainda há jogos que chegam ao nosso pais sem localização para o nosso idioma.
Estava um pouco preocupado quanto ao monopólio da EA em jogos esportivos e agora no automobilismo, mas acredito que tudo esteja em boas mãos e com devidos investimentos, nem sempre a concorrência é necessária.
Conhecendo o Ponto de Frenagem
Anunciado como grande novidade para a nova edição de F1 2021, Ponto de Frenagem chega com um modo focado em uma narrativa bastante profunda em relação ao “modo carreira” tradicional. Bastante semelhante ao modo Jornada de Alex Hunter em FIFA e Longshot de Madden NFL.
Em ponto de frenagem você é um piloto da F2 e está a um passo de realizar o sonho de pilotar na elite da F1, o jogo te aprofunda em como seria a vida de um novato entre as estrelas das F1, desafios iniciais dês de a escolha de equipe e desentendimento com o colega de equipe destacam o realismo colocado em Ponto de Frenagem.
É possível acompanhar o que falam de você nas redes sociais e na imprensa. O modo trás corridas rápidas sendo uma ótima escolha para aqueles que querem uma corrida offline e sem ter que fazer muitas voltas na pista.
Infelizmente assim como os outros modos historias que a EA produziu, você não pode editar o “seu personagem” ele já é pré-definido, acredito que essa customização deixaria a historia ainda mais empolgante
Gráficos e jogabilidade
Acredito que a Codmasters sempre acertou no gráfico de F1, agora estamos no ponto de troca de geração e o jogo continua bonito e realista. Ele roda a 60 FPS no PS5 em modo com fidelidade gráfica.
Para aqueles que querem começar a jogar F1 2021 há modos de pilotagem que facilitam a vida dos novatos, diversos ajustes no comando e uma pilotagem com assistência onde o jogo ajuda a frear nos momentos corretos, mas é apenas uma leve assistência. Também há o recurso de “flashback” caso você bata ou faça uma curva errada, é possível voltar no tempo ate alguns minutos e refazer o percurso errado.
Além disso, a concentração e a tensão são maximizadas em F1 2021 graças a uma IA bem elaborada que controla os outros pilotos e carros. Os pilotos adversários reagem a suas tentativas de ultrapassagem e até tentam manobras para te ultrapassar. Mesmo em dificuldades baixas a IA se sai muito bem.
O jogo se sai muito bem com as novas funcionalidades do dualsense e entrega bem a sensação de pilotar um carro de formula 1, o controle vibra diferente por onde você passa com o carro, e o gatilho acelerador tem um peso de um pedal.
Devo comprar ?
F1 2021 é obrigatório para os fãs do gênero, pois se baseia em uma série já robusta com várias atualizações. Se você está procurando uma experiência de corrida mais divertida e alegre, no entanto, este provavelmente não é o jogo para você.