*Este review foi realizado com uma cópia do game “F1 2020 Deluxe Schumacher Edition” disponibilizada pela Codemasters.
O mundo dos games está em constante evolução, e um dos estilos de jogo que mais acompanham essa evolução gráfica são os simuladores. O mercado está lotado de simuladores para praticamente tudo, de jogos de aviação até jogos que simulam que você é uma cabra. Mas o mundo do automobilismo vê nos simuladores um prato cheio para desenvolvimento de jogos bons que prezam pelo realismo, esse é o caso de F1 2020 da Codemasters.
O mundo da Fórmula 1 sempre foi marcado por lendas que ficaram mundialmente conhecidas em várias mídias, como Michael Schumacher e Ayrton Senna, o que pode passar uma ideia para a maior parte do público que não acompanha de que é um esporte com um foco mais individual, uma afirmação que passa longe da realidade pois é um esporte em equipe e esse aspecto o F1 2020 apresenta de sobra.
O Jogo
O jogo apresenta uma imersão no mundo do esporte que nunca foi feita antes, trazendo à tona todas as características marcantes para os fãs. O jogo vai muito além da disputa piloto vs piloto e nos mostra todo o lado estratégico necessário para levar a sua equipe até a vitória.
Você encarna um dos 20 pilotos do campeonato, com seus carros e equipes enquanto tenta vencer disputas roda a roda com os outros pilotos. Monte sua estratégia da forma que achar melhor, escolhendo dos pneus até a configuração geral do motor. Personalizações que prezam pela melhoria nas curvas podem diminuir um pouco a velocidade final ou escolha uma personalização para tirar todo o poder que os motores mais fortes do mundo possuem nas retas dos circuitos mais famosos do mundo.
Visualmente o jogo não ofereceu grandes mudanças em relação a sua ultima versão, sendo uma coisa esperada de jogos que sempre lançam anualmente mas que poderia ser mais caprichada e atualizada.
Modo My Team
F1 2020 oferece uma jogabilidade totalmente regulável de acordo com a experiência do jogador em jogos do gênero, sendo assim se tornando divertido para jogadores iniciantes e desafiador para jogadores mais experientes.
Como costume em jogos de esporte, o game também possui um modo carreira que evoluiu para o fantástico modo My Team. Nesse modo você só não pode ser um piloto como também pode ser dono de equipe. Você pode criar uma equipe do zero e criar o seu próprio legado no mundo das corridas, ao mesmo tempo que você quebra recordes de circuitos famosos nos fins de semana. Esse modo foi a grande evolução da franquia, aumentando e muito o tanto de horas que seriam jogadas normalmente.
O modo My Team traz um vínculo emocional maior ao modo carreira habitual antigo da franquia. Você realmente se envolve nas disputas querendo levar a sua equipe a um novo patamar.
Arcade Comum
Mesmo com algumas novidades, o jogo manteve todos os outros aspectos das versões antigas como o modo arcade. Nesse modo você seleciona a equipe e o piloto e personaliza como estarão as condições do circuito da forma que desejar, além de escolher a quantidade de voltas para aqueles mais apressadinhos também.
Modo My Career
Mas se você for um fã que não consegue deixar de lado a paixão pelas equipes tradicionais, o modo carreira antigo ainda continua no jogo. Nesse modo você pode vestir as cores da equipe que desejar e disputar ponto a ponto o campeonato mundial de Fórmula 1.
Começando também como um piloto novato da Fórmula 2 que vai crescendo e cavando seu espaço até subir de categoria.
Retorno da Split-Screen
O amado modo pedido por todos os fãs de corrida está volta: a tela separada. Pode parecer besteira, mas é um modo que oferece sempre muita diversão para os jogadores, além de ser algo clássico dos jogos de corrida mas que vinha sendo deixado de lado nos jogos atuais. Nesse modo se torna possível jogar contra um amigo usando dois controles e a tela dividida ao meio.
Deluxe Schumacher Edition
A versão analisada foi a Deluxe Schumacher Edition, que traz conteúdo exclusivo do piloto que foi mais vezes campeão do campeonato mundial de Fórmula 1. Se você estiver esperando alguma carreira especial ou poder viver a carreira do Michael Schumacher pode acabar desapontado. Os itens que são oferecidos nessa versão são apenas estéticos, então você pode estar usando a skin do heptacampeão e ainda assim será tratado pelo jogo como um “piloto iniciante que começou na Fórmula 1 agora”, mas é até divertido poder usar alguns dos carros icônicos do piloto no jogo. Por fim essa versão presta uma grande homenagem ao Michael Schumacher além de oferecer um conteúdo interessante se você for fã do alemão e/ou de Fórmula 1 em geral.
Considerações Finais
F1 2020 possui gráficos lindos e uma jogabilidade acessível para jogadores de diversos níveis de experiência. Apesar de ter algumas repetições das versões anteriores, é um jogo que diverte e cumpre o que promete, além de prestar um grande fan service a todos os fãs de automobilismo que se interessem pelo jogo.
O F1 2020 será lançado dia 10 de julho de 2020 para PlayStation 4, Xbox One e Xbox One X, PC e Google Stadia. Jogadores que comprarem o F1 2020 Michael Schumacher Deluxe Edition receberão conteúdo exclusivo e acesso antecipado por três dias.
Para mais reviews de jogos, clique aqui.