O documentário “Afrolatinas: 30 anos em movimentos”, dirigido por Viviane Ferreira, terá experiência imersiva e interativa durante o Festival Latinidades, de 25 a 27 de julho, no Museu Nacional, em Brasília, criado por Jaqueline Fernandes, em 2007. A produção tem o objetivo de proporcionar uma viagem pela luta por equidade de gênero e raça, retratando as trajetórias e contribuições de mulheres negras na região, especialmente aquelas cujas histórias são pouco conhecidas ou registradas.
Utilizando uma plataforma de jogos em realidade virtual, será possível vivenciar os conteúdos do documentário em cenários naturais, escolhidos a partir de elementos simbólicos como a mata, a terra e a água. Com o uso de óculos VR, os espectadores poderão acompanhar os depoimentos de 14 mulheres ativistas em ambientes especialmente criados e escolhidos pelas próprias entrevistadas, refletindo suas jornadas e preferências.
“Procuramos acolher cada entrevistada no momento do depoimento. Por isso, pedimos que cada uma escolhesse um desses cenários em que se sentisse mais ligada, pelas correlações dos elementos com sua jornada. E assim, permitir que ela contasse não só sobre sua luta, mas também expressasse quem ela é diante e acima de tudo isso”, explica Viviane Ferreira.
Essa abordagem imersiva oferece ao público uma conexão mais profunda com as histórias e legados das Mulheres Afro Latino-Americanas e Caribenhas, proporcionando uma experiência inovadora e inspiradora.
Créditos:
Idealizadora e Argumento: Jaqueline Fernandes Roteiro e Direção: Viviane Ferreira
Produtora Executiva e Direção de Produção: Bruna Anjos Diretor de Fotografia: Fydell Botti
Diretora de Som: Camila Machado Montador: Willem Dias
Montador 1ª fase: Vinícius Silva
Montadora minidocs Experiência Interativa: Thaís Cortez Direção Musical: Higo Melo
Desenvolvimento de Experiência Interativa: Andy Barac Diretora de Comunicação: Camilla Prado
Identidade Visual: Tami Martins