É isso mesmo Nerds!! Ontem tivemos a oportunidade de assistir a uma apresentação fechada do gameplay do início do tão aguardado exclusivo do Playstation 4, The Last Guardian, feita durante o primeiro dia da Brasil Game Show.
A aventura começa com o garoto, protagonista do jogo, acordando no que parece uma caverna, coberto de tatuagens estranhas e de frente com uma besta lendária, da qual ele só tinha ouvido falar em histórias antigas, a besta se chama Trico, e será seu companheiro durante todo o jogo. O garoto, assustado com a criatura, percebe que precisa ajuda-la para conquistar sua confiança, da uma volta pela caverna pegando alguns barris de comida para Trico, depois precisa retirar duas estacas que estão cravadas na fera, além de retirar uma espécie de coleira que o estava mantendo preso ali. Com isso feito, Trico passa a confiar no garoto, os olhos do bicho mudam de cor (aparentemente essas cores irão mudar mais vezes durante o jogo), e agora os dois precisam se ajudar para escapar dali.
O garoto passa para um outro local e precisa da ajuda de Trico para alcançar uma passagem que fica numa altura inacessível para ele, para isso chama a fera que havia ficado no local inicial comendo. Com Trico na posição ideal, o garoto sobe nele, passa por um pequeno túnel e encontra um artefato, uma espécie de espelho, que usará mais adiante, refletindo uma luz para locais bloqueados, fazendo com que Trico solte raios pela sua cauda, quebrando o bloqueio, para que eles possam avançar no game.
Os dois chegam a um local alto com bastante água abaixo, o garoto se joga na água, mas Trico parece não ficar muito confortável com essa ideia, então o garoto precisa vasculhar o local, achar mais alguns barris de comida e joga-los na água, Trico então vence seu medo pela água e se joga em busca de comida, novamente o garoto usa seu artefato para quebrar uma passagem bloqueada e então os dois conseguem sair para um local mais aberto e…… a apresentação termina, luzes se acendem na sala de apresentação e o produtor da Sony Santa Monica que estava jogando pergunta se alguém teria alguma dúvida, algumas perguntas depois e a experiência acaba.
Durante a apresentação percebi que:
- o jogo claramente carrega a herança de ICO e Shadow of the Colossus, afinal, são dos mesmos criadores;
- graficamente o jogo é bonito, mas é nítido que era um jogo para o Playstation 3 que foi passado para o Playstation 4 (obviamente o que foi mostrado ali não é a versão final do jogo, mas com o lançamento tão próximo, não dá pra esperar uma melhora muito grande);
- o jogo não tem uma interface tradicional (mostrando energia, vidas, stamina e outros itens que vemos normalmente nos jogos), apenas algumas instruções aparecem na tela quando algum comando pode ser executado, como subir em Trico, pular, escalar alguma parede, etc, o produtor comentou que a idéia é que o jogador possa curtir o visual do jogo como ele fosse um filme, sem muitos elementos que fiquem “poluindo” a tela;
- os comandos me pareceram um tanto quanto difíceis de executar, diversas vezes o produtor tentou executar alguma ação que acabou não acontecendo da forma que ele queria, mas isso pode ser só uma impressão minha, ou pela versão que estava sendo usada ali ainda estar em desenvolvimento;
É isso, o jogo deve ser lançado em outubro, se nenhum adiamento acontecer, e trazer de volta o tão aclamado universo presente nos seus antecessores.
Fique ligado, em breve tem mais informações sobre o que está rolando na maior feira de games da América Latina.