Em um movimento estratégico, o Embracer Group oficialmente se desfez da Gearbox Entertainment, vendendo a divisão para a Take-Two Interactive por $460 milhões de dólares. O anúncio foi feito por meio de um comunicado à imprensa.
De acordo com o comunicado, o Embracer compartilhou que está se desfazendo da Gearbox Software, Gearbox Montreal, Gearbox Studio Quebec, e das franquias Borderlands, Tiny Tina’s Wonderlands, Homeworld, Risk of Rain, Brothers in Arms e Duke Nukem. O Embracer manterá os direitos da Gearbox Publishing San Francisco (anteriormente Perfect World Entertainment, e que planeja renomear), os direitos de publicação de Remnant, Hyper Light Breaker e outros jogos não anunciados, além de Cryptic Studios, Lost Boys Interactive e Captured Dimensions. Todos os ativos retidos serão integrados a outras partes do Embracer Group. A venda está prevista para ser concluída até o final de junho.
A Gearbox se juntará à divisão 2K da Take-Two e continuará sendo liderada pelo CEO e fundador Randy Pitchford. Atualmente, a Gearbox tem em desenvolvimento tanto um novo jogo Borderlands quanto um novo jogo Homeworld, além de “pelo menos uma nova propriedade intelectual emocionante”, de acordo com outro comunicado à imprensa.
É importante destacar que o valor total da compra, de $460 milhões de dólares, será pago ao Embracer Group em ações da Take-Two, em vez de dinheiro. Para efeito de comparação, o Embracer adquiriu originalmente a Gearbox por $363 milhões, metade em dinheiro e metade em ações recém-emitidas do Embracer Group, com uma consideração adicional de $1,015 bilhão de dólares (também parcialmente em ações) a ser paga caso a Gearbox atingisse certas metas dentro de seis anos.
A Gearbox e a Take-Two têm uma relação de longa data, com a Take-Two atuando como editora da franquia Borderlands por meio de seu selo 2K. As duas empresas também são parceiras em um próximo filme de Borderlands, bem como no jogo de 2016 da Gearbox, Battleborn.
O Embracer Group tem gradualmente se desfeito de várias de suas muitas, muitas desenvolvedoras após uma série de aquisições que se desfez no ano passado. Mais recentemente, ele se desfez da Saber Interactive e fez diversos cortes, como o fechamento da desenvolvedora de Saints Row, Volition, o cancelamento de um jogo não anunciado de Deus Ex, e a demissão de mais de 900 funcionários, com mais demissões esperadas para o futuro.