Os fãs de Rainbow Six Siege terão um fim de semana emocionante. As finais da sétima temporada da Rainbow Six Pro League começarão neste sábado (19). O torneio, que será disputado no Harrah’s Resort Atlantic City Hotel & Casino, nos Estados Unidos, vai reunir os oito melhores times do mundo, que competem pelo prêmio total de 275 mil dólares.
A etapa contará com duas equipes de cada uma das quatro regiões representadas na competição: Ásia-Pacífico, Europa, América Latina e, jogando em casa, América do Norte.
A transmissão do torneio será feita ao vivo, a partir das 11h45 (horário de Brasília) deste sábado (19), pelos canais oficiais da Ubisoft eSports na Twitch e no YouTube. No domingo (20), a Ubisoft também promoverá painéis antecipados revelando mais detalhes do Six Major Paris, segundo major do ano, incluindo o formato de qualificação, às 14h30, assim como a nova atualização do jogo, chamada de “Operação Para Bellum”, que introduzirá o novo sistema de Pick e Ban, às 17h30.
Em 2018, dois times representam o Brasil nas finais da Pro League. De um lado, a FaZe Clan chega como uma das favoritas ao título, depois da conquista do Brasileirão Rainbow Six em 2017 e da Pro League LATAM neste ano.
A equipe estreia diante da Millenium, velha conhecida da atual line-up da FaZe, que derrotou os franceses na segunda temporada da Pro League 2017. “A Millenium possui ótimos jogadores e está em uma fase muito boa, por isso acredito que será um jogo bastante disputado nessas quartas de final, e finalizado nos detalhes. Estamos mais preparados do que nunca para essa temporada. O time está muito focado”, analisa o manager da FaZe Clan, Leandro “TGK” Portela.
Já a Team Liquid busca manter a boa fase, depois de ter sido eliminada precocemente no Six Invitational. Com uma line-up experiente, a equipe enfrenta a FNATIC na primeira fase, antiga Mindfreak. A organização britânica é estreante no cenário do Rainbow Six.
“Estudamos muito o time deles e nos preparamos para este evento. É um momento diferente de quando eram da Mindfreak. Nós também estamos em uma nova fase, muito mais consistente. Nossa line é nova e tem muito potencial. Jogaremos contra times com maior tempo de jogo, portanto toda a pressão é deles”, afirma o jogador da Team Liquid, José “Bullet1” Victor.
Caso vençam seus confrontos iniciais, FaZe e Liquid podem protagonizar um confronto brasileiro nas semifinais do torneio. As duas buscam um título inédito para o país. Em novembro de 2017, a Black Dragons chegou perto do feito, mas perdeu a decisão para os finlandeses da ENCE eSports, em grande evento realizado em São Paulo.
Equipes da Rainbow Six: Siege Pro League:
ROGUE: Semifinalista no Six Invitational deste ano, a Rogue se vingou dos compatriotas norte-americanos da Evil Geniuses, e conquistou o título da região. A equipe é favorita diante da Nora-Rengo, na primeira partida do evento.
NORA-RENGO: Será a primeira aparição da Nora-Rengo em um evento internacional. Representando o Japão, o time terá a difícil missão de derrotar a Rogue para passar de fase na competição.
PENTA SPORTS: A organização europeia é a favorita nas finais da Pro League, já que foi campeã do último Six Invitational, além de ter conquistado três títulos da Pro League. Logo na estreia, a PENTA fará uma reedição da final do Invitational deste ano.
EVIL GENIUSES: Os vice-campeões mundiais ficaram abaixo do esperado nas finais norte-americanas diante da Rogue. A segunda posição regional pode custar caro, já que o time liderado por Troy “Canadian” Jaroslawski terá que enfrentar seu grande rival logo nas quartas de final.
FAZE CLAN: Apesar da derrota na fase de grupos diante da Liquid, a FaZe deu o troco na final regional vencendo o rival brasileiro para garantir o título da região latino-americana, e é uma das favoritas ao título.
MILLENIUM: A organização francesa está de volta no cenário internacional, depois de nove meses de ausência – perdendo apenas para a PENTA na final europeia da Pro League. A equipe terá um grande desafio pela frente contra a FaZe.
FNATIC: A equipe australiana passou invicta pela região Ásia-Pacífico, e agora tenta repetir o excelente desempenho alcançado no Six Invitational 2018, na época como Mindfreak. Agora, a antiga lineup esté com uma nova organização, que conta com muito prestígio no cenário internacional de esports.
TEAM LIQUID: Depois do baixo rendimento no Six Invitational deste ano, a Team Liquid se ajustou e voltou forte para a sétima temporada da Pro League, garantindo o segundo lugar na região latino-americana.
Novo calendário competitivo de Rainbow Six
A primeira mudança anunciada é a criação de dois Majors: “Six Invitational” e “Six Major Paris”. Os Majors são eventos competitivos presenciais que reúnem as 16 principais equipes do mundo e têm as maiores premiações do cenário competitivo de Rainbow Six.
Além dos Majors, a Ubisoft também anunciou a mudança de formato da Rainbow Six Pro League. Após uma transição na sétima temporada, a Pro League será disputada anualmente em duas temporadas de seis meses, a partir de junho de 2018.
Por fim, o Brasileirão Rainbow Six também adotará novo calendário com disputas anuais de setembro a julho (modelo europeu), a partir da temporada 2019, e que será iniciado em setembro de 2018.